Pesquisar

Praias de Belém passam por teste de balneabilidade

Foto: Fernando Sette - Comus
Praias de Belém passam por teste de balneabilidade
Praias de Belém passam por teste de balneabilidade

A ação se concentrou nas praias mais procuradas pelos belenenses durante o verão em Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba

Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) coletaram, esta semana, amostras de água em praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba para o teste de balneabilidade. A ação se concentrou nas praias mais procuradas pelos belenenses no verão: Baía do Sol, Paraíso, Marahu, São Francisco, Murubira, Chapéu Virado e Farol, no distrito de Mosqueiro; Cruzeiro, praia Grande e do Amor, em Icoaraci e Outeiro; e do Amor, Vai Quem Quer e do Farol, em Cotijuba.

O procedimento consiste na análise microbiológica da água para investigar se existem coliformes fecais ou bactérias e verificar questões físicas e químicas, como densidade, por exemplo.
A chefe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização da Semma, Juliany Frazão, explica: "As garrafas medem as questões físicas e químicas, como tonalidade e densidade. O plástico, como interfere menos na propriedades da água, é usado para coletar o que servirá para análise de contaminação e poluição da água, que é o que determina se a praia deve ser interditada ou não".

A água deve ser coletada de uma profundidade de pelo menos um metro. "Isso é para garantir a qualidade do teste. Quanto mais perto da margem, menor a qualidade da água; quanto mais profundo, menos detritos existem. E é onde os banhistas ficam normalmente", disse Juliany Frazão.

A partir do mês de julho, os testes são feitos periodicamente a cada três meses, garantindo a qualidade da água durante o ano inteiro.

A medida agradou o taxista Fernando Feitosa, de 68 anos, morador do distrito de Icoaraci. "Muito importante que essa fiscalização seja feita sempre assim. Nunca mais a praia Grande foi interditada. Isso ajuda até na renda de todos aqui, tanto os donos das barracas, como nos taxistas, já que temos mais movimento. Amo essa praia como se fosse minha casa", afirmou.

Resultados - Na sexta-feira, 30, sairão os resultados dos testes de todas as praias analisadas. Caso se constate qualquer problema, o local com risco será interditado e serão instaladas placas sinalizando a proibição do acesso.

A Semma promoverá ações educativas para alertar e orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para preservar as praias. O policial militar carioca Carlos Lima, que está no Pará há seis meses, decidiu conhecer a praia Grande, em Outeiro. "A primeira impressão é excelente, quem olha, tem certeza que a água está boa, a praia limpa. Mas com certeza essa fiscalização é muito importante", comentou o militar.

Relacionadas: