Cento e sessenta homens e mulheres receberam o certificado do curso de Informática Básica e Avançada, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol, realizado em parceria com o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, 1º, no auditório da universidade.
Maria Darcy Melo, de 53 anos, é dona de casa e esta foi a primeira vez que ela teve a oportunidade de participar de um curso profissionalizante. Segundo ela, a dependência dos filhos para usar o computador a fez decidir pelo curso. “Toda vez que queria uma coisa, pedia ajuda pra eles (filhos), e eles diziam que eu nunca aprenderia porque já tinha feito (cursos) outras vezes. Foi então que eu soube dessa oportunidade e corri atrás da inscrição. Simplesmente amei. Acho que o prefeito (Zenaldo Coutinho) acertou nessa promoção. A gente sabe que um curso desses requer investimento alto, e poder fazer de graça, com todas as regalias que tivemos, foi sensacional”, declarou.
O curso foi realizado durante todo o mês de agosto e terminou exatamente no dia da certificação. Os alunos foram distribuídos em seis turmas nos laboratórios de informática do Cesupa e as aulas contaram com a monitoria de acadêmicos dos cursos tecnológicos da universidade como forma de estágio supervisionado pelos professores.
De acordo com o coordenador do Fundo Ver-o-Sol, Francileno Mendes, mais uma vez a Prefeitura de Belém, mesmo no momento de dificuldade econômica em que passa o país, tem investido em qualificação profissional. “Esses cursos são totalmente voltados para o mercado de trabalho e a empregabilidade, agregando ao currículo dessas pessoas. A tendência é que cada vez mais a gente diversifique os cursos com foco no que o mercado está exigindo”, destacou o coordenador.
O Fundo Ver-o-Sol certifica em média 500 pessoas por mês, em diversas áreas, como inclusão digital, por meio da parceria com o Cesupa e também com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); corte e costura, curso realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); design de sobrancelha, formação oferecida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e manicure, cabeleireiro, garçom e produção artesanal de produtos de higiene e limpeza, por meio de outras parcerias firmadas pela Prefeitura.
Nova oportunidade – Há quase 10 anos fora do mercado de trabalho, a dona de casa Rosiane Araújo, 37 anos, busca uma nova oportunidade de renda e resolveu se qualificar para isso. “Passei muito tempo da minha vida me dedicando aos meus filhos e com isso fiquei sem perspectiva. O curso do Fundo Ver-o-Sol surgiu como uma nova oportunidade para eu mudar essa história. Estou muito feliz e me sentindo renovada com essa oportunidade. Aprender a lidar com o computador vai muito além daquilo que a gente imagina, a gente se engana achando que um celular na mão é a mesma coisa”, disse.
A parceria com a Prefeitura de Belém, segundo a coordenadora do curso de ciência da computação do Cesupa, Alessandra Baganha, é algo que traz resultados que ficam para a história. “Para a gente é muito importante trabalhar o desenvolvimento da sociedade, e esta parceria com a Prefeitura de Belém tem dado a oportunidade para a Universidade pôr isso em prática. Torcemos para que esta parceria continue, pois são possibilidades que beneficiam uma parcela expressiva da população”.
É por meio de ações como esta que jovens como o Alan Williame Barbosa, 16 anos, veem a oportunidade de conquistar melhorias para o futuro. “Quero muito uma oportunidade como menor aprendiz, e ter um curso de informática já vai me ajudar bastante porque eu vou ter mais um preparo para atuar em determinadas áreas”, disse o jovem.
Novidade – A partir da segunda semana de setembro, o Fundo Ver-o-Sol abre inscrições para os cursos de mecânico de motos, eletricista predial e residencial, refrigeração para manutenção e limpeza de ar-condicionado e operador de caixa. Ao todo, são 30 vagas para cada curso. Para ter acesso, basta procurar a sede do Fundo, em São Brás, com documentos pessoais e comprovante de residência, no horário de 8h as 13h.