Quando estiverem com sua capacidade total de ocupação de moradores, os conjuntos residenciais Viver Maracá e Quinta dos Paricás, que estão sendo construídos na antiga estrada do Maracacuera, no Distrito de Icoaraci, irão abrigar mais de 14 mil pessoas. Os dois empreendimentos integram o programa “Viver Belém – Minha Casa, Minha Vida”, criado por decreto do prefeito Zenaldo Coutinho em junho de 2013, após uma parceria, por meio de convênio de cooperação, firmada entre a Prefeitura de Belém e o Governo Federal.
“Serão muitas pessoas beneficiadas por aqui. É uma população maior até do que em alguns municípios do Pará”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Maiken Souza, que visitou as obras dos dois residenciais na manhã desta segunda-feira, 4, acompanhado de diretores das empresas construtoras das obras.
Inserido no programa federal Minha Casa, Minha Vida, o programa de habitação de Belém, viabilizado pela Lei Municipal nº 9014/2013, foi assinado pelo prefeito Zenaldo Coutinho, ato pelo qual o município abre mão da arrecadação de impostos municipais, como Imposto de Transmissão Sobre Bens Imóveis (ITBI), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS), como forma de incentivo aos empreendimentos e às construtoras, em favor da população de baixa renda.
Maracá – O residencial Viver Maracá está em fase de conclusão e já com todas as licenças de funcionamento em dia. São 23 blocos de apartamentos, com três andares cada.Em cada bloco, são 24 apartamentos de 49 metros quadrados – os maiores em todos os residenciais que estão sendo construídos atualmente em Belém.
Cada apartamento é padrão e tem dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, com banheiro totalmente adaptado aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Cada um tem seus próprios medidores de consumo de água e energia, e todos os blocos possuem serviço de interfone. Este residencial é o primeiro também a possuir um sistema de reservatório elevado com automação de distribuição de água, isto é, a Companhia de Saneamento de Belém (Cosanpa) poderá controlar o serviço no residencial diretamente via internet.
O diretor geral da empresa ServMix, que fez a construção do residencial Viver Maracá, Ubirajara de Oliveira Neto, explica que as obras já estão em fase total de finalização. “Terminamos as obras no final de maio deste ano e já entregamos o empreendimento à Caixa Econômica, que o financia, e está tudo em perfeitas condições de legalização. Assim como todas as licenças municipais. Além dos prédios de apartamentos aqui temos praça, área de convivência e um centro comunitário, além de que, todo o entorno do residencial será completamente pavimentado, assim como as ruas internas”, ressaltou Ubirajara.
“É um grande projeto de habitação do município e que vai realizar muitos sonhos. Estamos trabalhando com cuidado e qualidade para dar condições dignas aos moradores que querem realizar o sonho da casa própria. No caso da construção dos residenciais, o programa privilegia quem mora em cinco quilômetros no entorno das obras”, reforça o secretário Maiken Souza.
Paricás – O residencial Quinta dos Paricás é uma verdadeira cidade. São 170 blocos de quatro andares cada, que irão abrigar 2.720 unidades de 42 metros quadrados e a mesma configuração de espaços do residencial Viver Maracá. Além dos blocos de apartamentos, o Quinta dos Paricás terá duas escolas, duas creches, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com um ‘castelo de água’, responsável pela distribuição de água do conjunto, além de praças e 13 centros comunitários.
O importante dos dois residenciais – que ficam próximos um do outro - é que os proprietários e seus familiares poderão usufruir conjuntamente da UBS e das escolas e creches.
Os dois residenciais serão entregues totalmente pavimentados, com rede de água e esgoto, além de drenagem profunda e superficial. “Vamos avançar muito na diminuição do déficit habitacional em Belém. Acredito que além de mudar a vida das pessoas, vamos mudar a história de nossa cidade. Nossa previsão de entrega dos dois residenciais é para logo, no início de 2018”, informou Maiken Souza.
Para Diogo Souza, engenheiro responsável pela empresa SPE Paricás, que está construindo o residencial Quinta dos Paricás, dar alegria às pessoas é muito importante. “Teremos aqui um verdadeiro bairro, que vai abrigar mais de 12 mil pessoas. É uma alegria ver isso tudo, que começamos do zero, saindo do chão mesmo, e ver que se transformará na realização do sonho de muitas pessoas”, avaliou o engenheiro.
Em julho deste ano, a Prefeitura de Belém entregou aos moradores o residencial Viver Primavera, no bairro do Tapanã, que foi o primeiro empreendimento executado pelo programa “Viver Belém – Minha Casa, Minha Vida”. Estão na programação para serem entregues o Viver Maracá, com 550 apartamentos, em Icoaraci; Viver Pratinha, com 768 unidades, na Pratinha; os residenciais Tenoné I, com 384 unidades, e Tenoné II, com 96 unidades, e ainda o Quinta dos Paricás, o maior de todos os residenciais, com 2.720 unidades.
Serviço:
As inscrições no Programa Viver Belém podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Belém (viverbelem.belem.pa.gov.br) ou diretamente na sede da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), na Avenida Júlio César, 126 A, no bairro de Val-de-Cans. Os requisitos são renda familiar de até R$ 1.800,00; apresentação de número do RG, CPF e também o Número de Identificação Social (NIS).