Em quatro dias de uma vasta programação espalhada por 136 pontos em 11 bairros de Belém, como Cidade Velha, Nazaré, Batista Campos, Reduto e Umarizal, o evento Belém Design Zones(BDZ) reuniu um público de cerca de 12 mil interessados em arte, arquitetura, design, cultura e gastronomia.
O último dia do evento, neste domingo, 24, levou o público a um encontro, na Praça da Sé, na Cidade Velha, com o historiador Aldrin Figueiredo e a arquiteta Elna Trindade. “O objetivo foi trazer esse profissionais para mostrar um pouco da história desse monumentos e prédios históricos que estão ao redor da praça, buscando a valorização da cultura, história e patrimônio. Para incentivar ainda mais isso, os museus estão abertos hoje para que o público possa visitar”, explica Márcia Nunes, curadora do BDZ. A programação de encerramento contou ainda com a apresentação do grupo de carimbó, Asa Branca, que existe há 41 anos em Icoaraci.
Para os organizadores, Manoel Netto e José Junior, a meta do BDZ foi alcançada. “O resultado do evento ultrapassou nossas expectativa. Estamos felizes com a receptividade e participação do público na programação e com a cooperação das secretarias municipais, empresariado e profissionais envolvidos. Em 2018 teremos uma nova edição”, disse o Manoel Netto.
A professora aposentada Jacy Modesto aproveitou a programação na manhã deste domingo. “ Além de ser muito bom ver programações como essa que trazem a nossa cultura, como o carimbó, é importante ser em espaços históricos como esse aqui, para valorizarmos o que é nosso”, afirma dona Jacy.
Realizado com o apoio da prefeitura de Belém, o BDZ trouxe diversos eventos simultâneos e integrados dentro da mesma programação como palestras, exposições, concursos, showroom e shows musicais, literatura e cinema. Lojistas locais e nacionais, restaurantes, designers, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes, shoppings estiveram envolvidos nesta primeira edição do projeto.
A inauguração de vitrines em lojas da cidade, com a participação de artistas plásticos locais e artesãos, que disputaram um concurso de decoração, deu ínicio à programação; em seguida, houve um ciclo de palestras, no teatro Maria Sylvia, na Estação das Docas, com a participação de arquitetos e designers de renome nacional e mundial; no sábado, o foco foi a gastronomia, com restaurantes apresentando novos pratos, cardápios especiais, bebidas e degustações de produtos.
Diversos órgãos da prefeitura atuaram na organização e limpeza das áreas contempladas pelo BDZ: a Secretaria de Saneamento (Sesan) cuidou da limpeza nas áreas do evento; a Guarda Municipal de Belém (GMB) reforçou a segurança nos locais da programação; a Secretaria de Economia (Secon), garantiu a isenção de taxas de licença para a realização dos seminários, feiras e outras atividades; a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), orientou o trânsito no entorno do evento em áreas abertas; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) garantiu os cuidados com árvores e canteiros