Com a finalidade de estimular a participação da população no diagnóstico precoce do câncer de mama, a programação do Outubro Rosa, celebrado anualmente para promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade por câncer, já iniciou nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) em Belém com palestras educativas sobre a prevenção do câncer do colo do útero, captação de mulheres de 50 a 69 anos para a realização de mamografias, testes rápido de sífilis, hepatite e HIV, além do atendimento para a coleta do PCCU, exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero.
Como forma de prevenir a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disponibiliza permanentemente vários serviços que vão da realização de mamografias, exames clínicos das mamas por profissionais de saúde a trabalhos educativos com equipe multidisciplinar.
Quando os casos de câncer de mama são diagnosticados, as mulheres assistidas pelas unidades básicas de saúde são encaminhadas para a Casa da Mulher e lá recebem acompanhamento psicológico, para auxiliar no enfrentamento da doença. “Também são realizadas punções aspirativas - método rápido para retirada de células de nódulos através de uma agulha fina -, e biópsia na casa da mulher, caso necessário”, ressaltou a responsável técnica pela Política de Saúde da Mulher do Município de Belém, Camila Miranda.
Camila explica que os casos mais complexos, são encaminhados para o Hospital Ophir Loyola, para consulta e tratamento. A Casa da Mulher é referência em mastologia e patologia cervical e por isso, recebe mulheres dos diversos bairros de Belém encaminhadas pelos serviços de saúde de todas as faixas etárias. Mensalmente a Casa recebe 960 mulheres, 20% delas são da região das ilhas.
“O Ministério da Saúde recomenda que faixa etária prioritária para realização dos exames sejam as mulheres de 50 a 69 anos e por isso, os técnicos das unidades estão captando de forma intensiva essas mulheres durante todo o mês de outubro para conscientizar e encaminhar para a realização de exames”, explicou Camila Miranda.
O médico e gerente da UMS Bengui, dr. Roberto Macedo, convoca as mulheres para a programação de múltiplas atividades. “É uma chamada em nível nacional e nós não poderíamos ficar de fora. É preciso chamar a atenção dessas mulheres para que elas façam uma observação mais rígida com a saúde, e que seus parceiros e família também as incentivem a procurarem os serviços de saúde”, orientou o médico.
Mamografias - Só este ano, já foram realizadas 10.307 mamografias no município, incluindo homens e pessoas fora da faixa etária prioritária. Também foram realizadas 3.549 mamografias bilaterais para rastreamento do câncer de mama entre mulheres de 50 a 69 anos.