Pesquisar

Circuito Gastronômico da Unesco inscreve restaurantes de Belém

Foto: Tássia Barros - Comus
Circuito Gastronômico da Unesco inscreve restaurantes de Belém
Circuito Gastronômico da Unesco inscreve restaurantes de Belém
Circuito Gastronômico da Unesco inscreve restaurantes de Belém

Encontro de Cidades Criativas da Unesco abriu inscrições para restaurantes de Belém interessados em participar do Circuito Gastronômico do evento.

O Encontro de Cidades Criativas da Unesco abriu inscrições para restaurantes de Belém interessados em participar do Circuito Gastronômico do evento. Os estabelecimentos podem se cadastrar até dia 1º de novembro.
O Circuito Gastronômico será realizado de 3 a 19 de novembro. Chefs dos restaurantes irão criar pratos exclusivos para o evento, que valorizem ingredientes locais, e ofertá-los a preço acessível no roteiro culinário que compõe o evento internacional realizado pela Prefeitura de Belém, Governo do Estado e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para participar, o restaurante deve enviar o nome do prato que irá oferecer, receita e foto para o email temporadacriativa@gmail.com. “Temos uma joia rara, uma pérola, e precisamos nos apropriar disso. Então o Circuito vai fortalecer essa rede de gastronomia criativa que temos e poderemos todos mostrar as inúmeras possibilidades culinárias dos nosso chefs”, destaca Fábio Sicilia, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel).

Cidade Mundial da Gastronomia

Belém vai sediar, de 7 a 11 de novembro, o Encontro das Cidades Criativas da Unesco, evento internacional que pela primeira vez será realizado no continente americano. Os sabores regionais são o centro da programação, que trará à capital do Pará chefs de diversas regiões do mundo para conhecer a tradição gastronômica e cultural local.

Apenas cinco cidades realizaram o Encontro da Unesco: Gaziantep, Turquia (fevereiro de 2016), Phuket, Tailândia (abril de 2017), Parma, Itália (maio de 2017), Bergen, Noruega (agosto de 2017) e Dénia, Espanha (setembro de 2017). Belém será a sexta cidade do mundo a sediar o evento.

Com uma das culinárias mais autênticas do planeta, ao aliar a influência portuguesa à indígena e africana, Belém traz no paladar ingredientes da exuberante Floresta Amazônica e vê sua identidade e história conectadas diretamente a essa profusão de sabores: ervas, jambu, tucupi, peixe, açaí, cupuaçu, camarão, bacuri, castanha e pimentas de cheiro.

Estratégias para potencializar negócios e sustentabilidade no setor da culinária na região são os focos do Encontro, o primeiro grande evento que será realizado após Belém ter conquistado o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2015, concedido a apenas 18 localidades em todo o mundo.

Para o Encontro em Belém está confirmada a participação de 16 representantes da Unesco vindos da China, Líbano, Colômbia, Estados Unidos, Suécia, México, Coréia do Sul, Irã, Itália, Espanha e Colômbia. Quinze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, também estarão presentes.

“Fazer parte da Rede das Cidades Criativas da Unesco integra Belém a uma comunidade internacional em uma promissora e intensa troca de conhecimento, experiências e de negócios”, destaca João Cláudio Klautau, coordenador do Comitê Cidades Criativas da Unesco.

O Encontro busca impulsionar toda a cadeia produtiva do setor gastronômico, desde os pequenos produtores de insumos orgânicos, as indústrias processadoras e exportadoras de alimentos, até chegar às mesas de bares, restaurantes e hotéis.

“Um evento desta grandiosidade e inédito nas Américas coloca Belém na vitrine do mundo. Reunir especialistas internacionais aqui para pensar caminhos de estimular o setor da culinária fortalece o setor, atrai turismo e estimula a qualificação do mercado, para que a gente produza com mais qualidade, atenda ainda melhor e compreenda nossos pontos fortes no mercado estrangeiro”, pontua Klautau.

Para o diretor da Abrasel, o evento marca a oportunidade de o Pará ser reconhecido mundialmente pela sua gastronomia e fortalecer seu mercado. “Teremos a oportunidade de entender como os olhares e os paladares estrangeiros percebem nossa culinária, e como podemos vender melhor, qual formato é mais atraente, e nos qualificarmos para atender a todos os públicos, aquele que prefere uma versão mais inovadora dos pratos e aquele que prefere a versão mais tradicional”, diz Fábio.

Programação - Realizada pela Prefeitura de Belém com apoio do Governo do Estado, a imersão culinária e cultural contempla uma diversificada programação, que levará a comitiva da Unesco para conhecer a produção ribeirinha de alimentos, apresentará a pluralidade de cheiros e sabores do Ver-o-Peso, a cultura indígena e a riqueza musical do Pará. Confira a programação completa no site www.belemcreativecity.com.

A abertura do Encontro das Cidades Criativas da Unesco será realizada no Palácio Antônio Lemos no dia 7 de novembro, com show de Dona Onete e apresentação da Banda da Guarda, com repertório do Maestro Waldemar Henrique.

No dia 8, a comitiva segue de barco até a ilha do Combu, onde conhecerá a cadeira produtiva da mandioca e do cacau, além de conhecer a cultura dos índios Tembé e Kayapó. No Ver-o-Rio, povos indígenas apresentam sua cultura com danças, artesanato e pintura. Aberta ao público, a noite segue ainda com show de carimbó e escola de samba.

Dia 9 haverá o workshop “O que a biodiversidade oferece para gastronomia e o que a gastronomia pode fazer para a biodiversidade?”, no Polo Joalheiro. Em seguida, será realizado um dos momentos altos da programação, o “Desafio de chefs – Cooking Show”, que reunirá chefs internacionais da comitiva da Unesco, chefs paraenses e outros convidados de diversas regiões do Brasil. Os chefs visitantes terão que cozinhar usando ingredientes típicos do Pará e de outras regiões do mundo, criando, ao vivo, pratos inusitados e inéditos.

No dia 10 a comitiva conhecerá o maior mercado a céu aberto da América Latina. A programação no Ver-o-Peso promoverá ainda um intercâmbio dos chefs com as boieiras da feira. A cantora Fafá de Belém encerra a noite com show aberto ao público no Portal da Amazônia, com carimbó e guitarrada.

No último dia do Encontro, 11, o grupo visitará o Parque Estadual do Utinga e o Festival Fartura, que reúne produtores, mercados e chefs para provar novas receitas e também pratos típicos de diversas cidades do Brasil.

TAGS:

Relacionadas: