Pesquisar

Projeto “Concertos Didáticos” leva mais de 300 estudantes ao Theatro da Paz

Foto: João Gomes / COMUS
Projeto “Concertos Didáticos” leva mais de 300 estudantes ao Theatro da Paz
Projeto “Concertos Didáticos” leva mais de 300 estudantes ao Theatro da Paz
Projeto “Concertos Didáticos” leva mais de 300 estudantes ao Theatro da Paz
Projeto “Concertos Didáticos” leva mais de 300 estudantes ao Theatro da Paz

Para a maioria dos estudantes essa foi a primeira visita a um teatro

Nesta sexta-feira, 24, mais de 300 estudantes das escolas municipais de Belém tiveram a oportunidade de se encantar com o Theatro da Paz. Eles entraram em uma viagem pelo tempo ao assistirem a apresentação do grupo “Núcleo de Ópera”, do projeto Concertos Didáticos.

Os estudantes riram, aplaudiram e vibraram com dramatizações de óperas famosas como “As bodas de Fígaro”, “Rigoletto” e “O morcego".  Foram cerca de dez peças com histórias de damas e cavalheiros e seus romances e encrencas.

"Como estar em um filme". Foi assim que o aluno da Escola Duas Irmãs, do bairro Tapanã, Jeferson Serra, 10 anos, disse que se sentiu ao visitar o Theatro da Paz e assistir uma ópera pela primeira vez. “Esse lugar é impressionante e muito bonito. Ver os personagens tão de perto foi como entrar num filme”, entusiasmou-se.

Concertos Didáticos é um projeto educativo musical, direcionado para jovens e crianças, realizado todos os anos pelo Conservatório Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Secretaria de Cultura do Estado do Pará. O objetivo é difundir, apresentar e transmitir, por meio da música, a ampliação do conhecimento, além de permitir que muitas crianças em situação de vulnerabilidade visitem um teatro pela primeira vez.

A professora de artes da unidade pedagógica Tucumaeira, do bairro de Outeiro, Fernanda Torres, garante que a experiência proporciona não só o contato com a música e o teatro, mas que também é um exercício de cidadania. “É uma experiência que agrega cultura e enriquece o conhecimento. Trazê-los aqui é importante para que eles compreendam que usufruir desses espaços de interação pública é um direito deles”, explicou.

Para a Técnica do Núcleo de Projetos da Semec, Josiane Cunha, a visita ao teatro é uma oportunidade de proporcionar um momento ímpar de imersão cultural. “O intuito é alcançar o maior número possível de escolas e alunos para que eles tenham acesso a diferentes formas de arte, e possam levar essas experiências para seus familiares”, afirmou.

Esta sétima edição do ano contou com a participação das escolas municipais Inês Maroja, João Carlos Batista, Helder Fialho, Duas Irmãs, além das Unidades Pedagógicas (Ups) Tucumaeira e Fidelis.  

A estudante Eshiley Cardoso, 11 anos, da UP Tucumaeira, em Outeiro, gostou tanto do teatro que já espera voltar. “Gostei tanto de tudo que eu vi aqui hoje que vou pedir pros meus pais me trazerem mais vezes. Amei as músicas e as cantoras”, revelou.

Números - Iniciado em 2013, o projeto já oportunizou mais de 10 mil estudantes conhecerem o Theatro da Paz e assistirem aos concertos culturais. Somente este ano, cerca de 3.900 participaram da ação.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: