A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), lançou na manhã desta terça-feira, 19, o Projeto Trilhas do Conhecimento, da Cultura e da Arte, na sede da Semec que reúne até o próximo dia 21, o resultado de trabalhos escolares desenvolvidos por 450 estudantes da rede municipal neste ano de 2017. São 70 experimentações artísticas, 27 trabalhos educativos e 18 curtas-metragens.
Alunos da educação infantil e fundamental realizaram apresentações artístico-musicais com o tema “Belém em paz é a gente que faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade”. A primeira atração envolveu 15 alunos da Unidade de Educação Infantil Caripunas, com a lenda da cobra grande.
Os pequenos da Uei Wilson Bahia, surpreenderam o público caracterizados de boi e apresentaram cantigas do tradicional grupo folclórico Arraial do Pavulagem.
Enquanto aguardava a vez para se apresentar, a estudante Julia Ribeiro, 6 anos, da Uei Isa Cunha, se disse feliz ansiosa. “Eu vou recitar o poema da vitória régia, um dos primeiros que aprendi na sala de leitura da minha escola”, contou. “Agora que já estou me apresentando para muitas pessoas, quero poder aprender outros poemas pra recitar”.
O projeto Trilhas também envolve atividades de educação inclusiva e levou ao público o Coral da Escola Alzira Pernambuco, que já completa três anos e reúne alunos com algum tipo de deficiência. O estudante Eduardo Braga, 14, que tem paralisia cerebral, participa há um ano do Coral e a família comemora a alegria dele ao se apresentar pela primeira vez fora do ambiente escolar.
“Este é um momento para comemorar o desenvolvimento que meu sobrinho já vem apresentando em apenas um ano na rede municipal”, avaliou a dona de casa e tia de Eduardo, Angela Braga, 36 anos. “Quando o Eduardo entrou na escola não lia nada, mas hoje além de ler algumas palavras, ele consegue se expressar através do Coral, e eu me sinto feliz por ver a alegria dele”, emocionou-se.
Além das apresentações de teatro, dança e música que ocorrem no salão central da Semec, o público tem a oportunidade de prestigiar os trabalhos expostos em estandes, no estacionamento do prédio. Os trabalhos foram inscritos por professores e estudantes e avaliados por uma equipe técnica.
“É bom acompanhar de perto o que os nossos filhos desenvolvem nas escolas, principalmente quando se trata de questões sustentáveis”, disse a dona de casa Jaqueline Salgado ao visitar os espaços interativos com a filha.
De acordo com a Diretora de Ensino da Semec, Dorvalina Bastos, o projeto mostra a qualidade da educação oferecida nas escolas do município. “Este é um momento de confraternização por estarmos concluindo mais um ano letivo com êxito e grandes avanços”, afirmou. “Queremos continuar trabalhando assim, de forma a buscar e alcançar o nível mais alto do conhecimento das nossas crianças”.
Serviço – A exposição do Projeto Trilhas do Conhecimento segue até a próxima quinta-feira, 21, no horário de 9 às 20h, na Semec - avenida Governador José Malcher, nº 1291, entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro.