Pais de alunos, professores e estudantes da Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), em Outeiro, se emocionaram com a Cantata de Natal, encenada por alunos do 1º ao 5º ano, no início da noite desta quarta-feira, 20.
O musical de Natal, encenado pelos estudantes no refeitório da Escola Bosque, é uma adaptação da história original e bíblica do nascimento de Jesus, permeada por diversas referências regionais e pelo olhar do ribeirinho. “Respeitando a fé e a religiosidade de todos, nosso objetivo é trazer para o ambiente ribeirinho o acontecimento mais conhecido e comemorado do mundo, que é o nascimento do menino Jesus”, explica Mayco Danin, professor de música, dança e teatro.
“As vozes do coral são de alunos das turmas das professoras Milena Santos, Suelen Macedo, Edineide Paes, Cristina Amorin, Gleyce Duarte e Ana Paula Guimarães. As crianças foram ensaiadas e puderam ganhar confiança para se apresentar neste momento tão especial para elas e também seus familiares”, destacou o professor.
O trabalho lúdico e artístico voltado para o universo infantil com um toque especial ribeirinho foi traduzido com referências musicais do carimbó, do lundu marajoara, do brega, da lambada, entre outras.
Mãe orgulhosa, a doméstica Debora Neves, 36 anos, acompanhava atenta o desempenho vocal das gêmeas Elidiana Dayane e Elidiane Dayana, 10 anos. “Esta é uma boa oportunidade para que elas se desenvolvam ainda mais. Elas costumam cantar na igreja, mas é a primeira vez que vejo elas em uma peça em que, além de cantar, também é preciso atuar”, revelou.
A coordenadora pedagógica da Escola Bosque, Wany Goes, contou que foram necessários dois meses de ensaios para que as crianças pudessem ter o pleno domínio das faixas musicais compostas exclusivamente para o musical. "Este momento tem o importante papel de integrar essas crianças e também aproximar os pais do ambiente escolar”, explicou a educadora.