Pesquisar

Defesa Civil capacita voluntários para operações em 2018

Foto: João Gomes / COMUS
Defesa Civil capacita voluntários para operações em 2018
Defesa Civil capacita voluntários para operações em 2018
Defesa Civil capacita voluntários para operações em 2018
Defesa Civil capacita voluntários para operações em 2018
Defesa Civil capacita voluntários para operações em 2018

Na ação desta manhã, houve a fala inicial do coordenador da Defesa Civil de Belém, Yan Miranda, e, posteriormente, palestras com representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da própria Defesa Civil.

A Prefeitura de Belém, através da Defesa Civil municipal, realiza até o dia 9 de junho, no auditório da Aldeia Amazônica David Miguel e na Praia Grande, no distrito de Outeiro, curso de capacitação para voluntariado da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belém (COMPDEC). Nesta segunda-feira, 21, ocorreu a aula inaugural do curso, na Aldeia Amazônica.

Na ação desta manhã, houve a fala inicial do coordenador da Defesa Civil de Belém, Yan Miranda, e, posteriormente, palestras com representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da própria Defesa Civil. A capacitação serve para treinar os membros que vão trabalhar em operações como as realizadas no mês de julho, com foco nas férias escolares, e em outubro, no suporte ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, além de outras de menor porte.

Yan Miranda destaca as etapas da capacitação. “É um processo de readaptação dos antigos voluntários e também serve para dar a oportunidade para outras pessoas entrarem no projeto e prestarem serviços à comunidade”, explica. “Temos muitas operações realizadas em âmbito municipal. Sendo assim, a capacitação desses jovens e adultos serve para que o serviço prestado à população seja mais eficiente, pois trabalhamos com vidas, com proteção às pessoas”, ressalta Yan sobre a importância do trabalho dos voluntários para a sociedade.

O curso de capacitação tem carga horária de 60 horas. Os voluntários vão receber treinamento para primeiros-socorros e combate a incêndio. Capacitações similares já ocorreram, pela primeira vez, nas ilhas que ficam no entorno de Belém. Nelas, combate a incêndio e resgate aquático ganharam destaque.

“Quero adquirir conhecimento e ajudar o próximo que, para mim, é a real finalidade do curso”, afirma o técnico em Enfermagem, Renan Barros.

Para Juliana Sena, estreante no quadro de voluntários da Defesa Civil, a experiência e a troca de conhecimento que a oportunidade proporciona são importantes. “O curso de capacitação é fundamental. Quero absorver mais conhecimento e experiência. Essas informações para qualificação deveriam ser repassadas desde cedo, e se os órgãos municipais continuarem proporcionando esse aprimoramento, o serviço só tende a melhorar”, diz a técnica em Segurança e Bombeiro Civil.

O curso ainda vai oferecer ações de capacitação em: atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, sustentabilidade, impacto ambiental, gestão de resíduos e meio ambiente, busca e salvamento em operações, emergências aquáticas e, por fim, será realizado um simulado.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: