A Prefeitura de Belém, através da Defesa Civil municipal, realiza até o dia 9 de junho, no auditório da Aldeia Amazônica David Miguel e na Praia Grande, no distrito de Outeiro, curso de capacitação para voluntariado da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil de Belém (COMPDEC). Nesta segunda-feira, 21, ocorreu a aula inaugural do curso, na Aldeia Amazônica.
Na ação desta manhã, houve a fala inicial do coordenador da Defesa Civil de Belém, Yan Miranda, e, posteriormente, palestras com representantes da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da própria Defesa Civil. A capacitação serve para treinar os membros que vão trabalhar em operações como as realizadas no mês de julho, com foco nas férias escolares, e em outubro, no suporte ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, além de outras de menor porte.
Yan Miranda destaca as etapas da capacitação. “É um processo de readaptação dos antigos voluntários e também serve para dar a oportunidade para outras pessoas entrarem no projeto e prestarem serviços à comunidade”, explica. “Temos muitas operações realizadas em âmbito municipal. Sendo assim, a capacitação desses jovens e adultos serve para que o serviço prestado à população seja mais eficiente, pois trabalhamos com vidas, com proteção às pessoas”, ressalta Yan sobre a importância do trabalho dos voluntários para a sociedade.
O curso de capacitação tem carga horária de 60 horas. Os voluntários vão receber treinamento para primeiros-socorros e combate a incêndio. Capacitações similares já ocorreram, pela primeira vez, nas ilhas que ficam no entorno de Belém. Nelas, combate a incêndio e resgate aquático ganharam destaque.
“Quero adquirir conhecimento e ajudar o próximo que, para mim, é a real finalidade do curso”, afirma o técnico em Enfermagem, Renan Barros.
Para Juliana Sena, estreante no quadro de voluntários da Defesa Civil, a experiência e a troca de conhecimento que a oportunidade proporciona são importantes. “O curso de capacitação é fundamental. Quero absorver mais conhecimento e experiência. Essas informações para qualificação deveriam ser repassadas desde cedo, e se os órgãos municipais continuarem proporcionando esse aprimoramento, o serviço só tende a melhorar”, diz a técnica em Segurança e Bombeiro Civil.
O curso ainda vai oferecer ações de capacitação em: atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, sustentabilidade, impacto ambiental, gestão de resíduos e meio ambiente, busca e salvamento em operações, emergências aquáticas e, por fim, será realizado um simulado.