O Mercado das Boeiras, um dos momentos mais esperados da programação do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, foi realizado neste sábado, 2, no shopping Boulevard, em Belém. O evento gastronômico, que está em sua 15ª edição, tem apoio da Prefeitura Municipal de Belém.
O festival começou no último dia 31 e termina neste domingo, 3, sob o tema “Belém, Marajó, Salgado, Tapajós e Xingu. Os incríveis sabores do Pará de norte a sul”, enfatizando ainda mais a capital paraense como Cidade Criativa da Gastronomia, segundo a Unesco.
O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (VOP) foi criado pelo chef Paulo Martins, com o objetivo de promover a cultura gastronômica paraense, por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades.
Boeiras - O Mercado das Boieiras promove o encontro entre as cozinheiras do Ver-o-Peso e os chefs visitantes. As boieiras apresentam um prato que tradicionalmente serve na área de alimentação da feira, que recebe um toque especial do chef convidado.
Para Joana Martins, uma das organizadoras do evento, a interação com as boieiras é o que de melhor tem no VOP. “A interação com as boieiras e a troca de experiências com os chefs é que o ponto alto do evento. Mesmo diante das dificuldades, sempre pensamos em fazer alguma coisa com e para as boieiras, porque elas são as guardiãs das nossas tradições. É muito legal ver como eles aprendem entre si, o que é muito gratificante e nos dá força para seguir em frente com esse projeto”, avaliou Joana.
Na edição deste ano, o público pode experimentar pratos como Escondidinho de Caranguejo, Tábua de Mariscos, Charque com Pupunha, Pirarucu em Camadas com Batata e Jambu, Mariscada Paraense, Maniçoba e Bobó de Camarão, além de sobremesas como Torta Maria Izabel e Pudim de Taperebá e Muruci.
Um dos estandes mais barulhentos e convidativos era o da boieira Kelly de Castro e da chef Maryenne Nogueira, do Zion Café e Bistrô, da cidade de Altamira, região sudeste do Pará. Mary, como é mais conhecida, trouxe a beleza da região do Xingu e grandes dicas gastronômicas, e, junto com os 17 anos de experiência no Ver-o-Peso de Kelly, criou o prato Bobó de Camarão.
“Neste bobó, ao invés de macaxeira, usamos o fruta-pão. Para acompanhar, colocamos uma farofa de castanha do Pará e azeite de dendê e arrematamos ainda com uma geleia de pimenta de cheiro”, explicou Mary.
Kelly disse que o encontro das duas foi muito especial. “No início, achei que não daria certo, mas quando me vi, já estava fazendo o prato sem o menor problema”, contou.
Doce - O casal Reinaldo e Andréa Chaves nunca tinha participado do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense e ficou encantado com a diversidade de paladares disponíveis. Os dois já tinham passado pelo estande de Charque com Pupunha e estavam experimentando o Pudim de Taperebá e Muruci.
“Eu não sabia deste evento. Foi uma grata surpresa, e o que estou lamentando é ter tomado tanto açaí no almoço e agora não ter mais espaço para degustar tudo por aqui”, lamentou Reinaldo.
A esposa de Reinaldo o ajudou na ‘árdua’ missão de dividir com ele os pratos escolhidos.
Mariscada - Um estande também muito movimentado era o da Mariscada Paraense, da boieira Eliana Fonseca e do chef paraibano Orildo Rocha, de João Pessoa.
Eliana trabalha há 31 anos no Ver-o-Peso e serve a mariscada, que leva arroz, camarão, caranguejo, pirarucu e mexilhão há alguns anos. “É só chegar e pedir. No Ver-o-Peso, o prato é feito na hora, dentro de 20 a 30 minutos”, detalha Eliana.
A opção de Orildo para acompanhar a mariscada de Eliana foi uma barca de maxixe cítrico. “Antes de tudo, eu precisei entender o prato da Eliana. Então, pensei no maxixe que é um elemento neutro e fiz as ‘barquinhas’, colocando um vinagrete de aviú. A minha intenção foi de ajudar, sem interferir e acho que conseguimos uma boa harmonia”, enfatizou o chef paraibano.
Eliana ficou preocupada quando viu que o chef iria utilizar o maxixe. “Eu não gosto de comer maxixe. Para mim, pode ter um monte que não como, mesmo, mas quando ele me deu para provar e eu senti o gosto azedinho do limão no vinagrete, só pensei que quero fazer um bom churrasco com esse vinagrete”, conta Eliana, divertida.
Programação - O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense se encerra neste domingo, 3, no horário das 11 às 17 horas, com a Farofada, que foi criada na última edição do evento e reúne os chefs convidados. Cada chef fará a sua farofa preferida, que será vendida a preço popular ao público. O local é o segundo piso do shopping Boulevard, na avenida Doca de Souza Franco.
Ainda no tema, quatro boieiras convidadas estarão com seus produtos no evento “Laços Belém - Portugal”, que será promovido pela Prefeitura de Belém no dia 8 de junho, a partir das 17 horas, em um Festival Gastronômico com venda de comidas e bebidas em barraquinhas na praça Frei Caetano Brandão, entre as igrejas da Sé e de Santo Alexandre, na Cidade Velha. Programação gratuita.