O “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura de Belém, atraiu um público de 5 mil pessoas na primeira noite do Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas 2018, nesta quarta-feira, 13, Dia de Santo Antônio, no Portal da Amazônia. O concurso é o maior da Região Norte com mais de 40 grupos participantes. O evento foi aberto com a apresentação do Boi Ametista, da ilha de Outeiro.
Desde cedo já era grande a movimentação em volta do palco do “Arraiá da Capitá”. A noite de abertura do concurso de quadrilhas foi tranquila. O prefeito de Belém em exercício, Orlando Reis, abriu oficialmente o evento, que nesta edição completa 28 anos.
O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Fábio Atanásio, disse que o evento é a maior expressão da tradição junina da capital paraense. “Nossa expectativa é fazer o melhor São João da Amazônia e proporcionar aos moradores de Belém momentos de alegria, realização de sonhos e de participação numa festa bonita”, disse o presidente.
O “Arraiá da Capitá” está montado numa grande estrutura à beira do rio Guamá, com palco decorado especialmente para a ocasião, sistema som, iluminação e logística que oferecem aos visitantes e aos integrantes das quadrilhas juninas o espaço ideal para usufruírem dos nove dias do concurso oficial.
Quem foi acompanhar a primeira noite do concurso, que está na fase classificatória, não encontrou dificuldades. O trânsito, liberado até as proximidades, fluiu sem problemas. As duas arquibancadas, que juntas comportam mil pessoas, ficaram lotadas desde cedo e um mar de gente se concentrou em frente ao palco.
A família Rodrigues, do bairro do Jurunas, chegou bem cedo para garantir lugar na arquibancada para assistir as apresentações: pai, mãe, filhos e sobrinhos se posicionaram perto do palco. Jamile Rodrigues levou o filho Heitor, de 3 meses, e estava ansiosa. “Somos torcedores da quadrilha Sedução Ranchista e só vamos sair daqui depois do desfile”, disse a jovem, que é ex-dançarina da quadrilha. “Eu gosto muito de São João, não poderia ficar de fora”, afirmou a mãe dela, Raimunda Rodrigues.
As amigas Tifany Ferreira e Andreza Silva, também moradoras do Jurunas, não queriam perder um só momento da primeira noite do concurso de quadrilhas juninas. “Isso aqui parece um sonho, é lindo demais. Não podemos perder nada”, disse Tifany. Toda a programação do “Arraiá da Capitá” é gratuita. O acesso às arquibancadas é controlado por agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal. O uso de fogos de artifício foi proibido por conta do risco de acidentes.
A programação comçeou por voltas das 19h, com a apresentação do Boi Ametista, do distrito de Outeiro. O coordenador do Boi, Antônio Batalha, se declarou honrado em participar da festa e carregar a responsabilidade de abrir o espetáculo. O Boi Ametista, que usa verde, amarelo e lilás como cores oficiais, foi criado há seis anos para animar os festejos juninos em Outeiro. “O Arraiá da Capitá é uma forma de a gente manter viva essa tradição, de mostrar nossa arte para outros pontos de Belém”, disse Batalha.
O Portal da Amazônia, ponto turístico de Belém, é uma atração à parte para brincantes e público. A porta-estandarte do Boi Ametista Juliana Palheta, grávida de 5 meses do segundo filho, estava encantada com o lugar: “Eu nunca tinha vindo aqui. Estou maravilhada. Quero agradecer à Fumbel pela oportunidade de trazer a gente aqui para se apresentar e curtir um pouco a beleza do lugar”.
O Grupo Parafolclórico Ariru Tupã Pará foi a segunda atração da primeira noite. O diretor artístico e músico do grupo, Waldeci Garcia Duarte, classificou a estrutura do “Arraiá” como muito boa e disse que todos estavam muito felizes por se apresentaram na abertura do concurso. “É sempre emocionante e estamos firmes para mostrar nosso trabalho”, disse. O grupo exibiu danças folclóricas de várias partes do Brasil, sobretudo do Nordeste. A quadrilha Folguedos Anarriê, do bairro da Pedreira, foi a primeira a subir no palco.
Na primeira noite apresentaram-se, ainda, os grupos Roceiros da Terra Firme, Pipocando Junino, Império de São João e Caipira São Pedro, da Terra Firme; Brasileirinha, de Icoaraci; Roceiros da Amizade, da Sacramenta; Balão de Ouro, do Mangueirão; Sedução Ranchista, do Jurunas; e Paraíso Junino, do Benguí.
Confira as próximas apresentações da fase classificatória Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá 2018”:
- Quinta-feira, 14:
Romance Matuto – Canudos
Impacto Junino – Icoaraci
Arrastapé Junino – Tenoné
Império Junino – Outeiro
Explode Coração – Telégrafo
Roceiros da Barão – Guamá
Sedução Cabocla – Tapanã
Fúria Junina – Marco
Mistura Brasileira – Cabanagem
Os Cabuçus – Atalaia
- Sexta-feira, 15:
Renovação de São João – Condor
Roceiros da Dindinha – Jurunas
Arrastão Junino – Tenoné
Amor pela Rainha – Cremação
Encanto da Juventude – Guamá
Pai D’água no Arraiá – Marambaia
Reino de São João – Guamá
Tradição Junina – Bengui
Revelação Mosqueirense – Mosqueiro
Garra Junina – Icoaraci
- Sábado, 16:
Fuzuê Junino – Pedreira
Santa Luzia – Jurunas
Moreninha da Campina – Campina de Icoaraci
Roceiros Pé de Moleque – Campina Belém
Mensageiros do Amor – Pedreira
Alegria Junina – São Brás
Revelação do Marco – Marco
Rosa Vermelha – Terra Firme
Encanto Tropical – Tapanã
Charme da Ilha – Mosqueiro
Quadrilhas Mirins
- Domingo, 17:
Buscapé Mirim – Benguí
Revolução Mirim – Benguí
Serviço:
Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá”, no Portal da Amazônia, a partir das 17h, todos os dias, até quinta-feira, 21. A programação é aberta ao público.