A estrutura física e operacional montada no Portal da Amazônia pela Prefeitura de Belém para o “Arraiá da Capitá 2018” tem garantido tranquilidade às famílias que todas as noites assistem as apresentações dos grupos que disputam o Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas. Em duas noites de espetáculos, mais de 5 mil pessoas marcaram presença, diariamente, na arena do maior São João da Região Norte.
Sem chuvas e com temperatura agradável por conta da proximidade do rio Guamá, centenas de pessoas têm conseguido acompanhar de perto os espetáculos apresentados pelas quadrilhas juninas. O inspetor Medeiros, da Guarda Municipal de Belém (GMB), fez um balanço positivo das primeiras 48 horas das atividades no complexo. “Está tudo tranquilo, não registramos ocorrências”, disse.
O “Arraiá da Capitá” deste ano começou no domingo, 10, e se estenderá até o dia 1º de julho com Mostra Cultural de Cordões de Bichos e Pássaros Juninos; e grupos de toadas, bois-bumbás e parafolclóricos que se apresentam no Portal da Amazônia, antecedendo os concursos de misses e quadrilhas juninas.
Neste ano o “Arraiá da Capitá” completa 28 anos. “É um evento grandioso que exige muitos cuidados e parcerias significativas de todos os órgãos públicos do município e do Estado”, explicou Silvia Novaglio, diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), que coordena o evento.
No Portal da Amazônia, a força-tarefa do “Arraiá da Capitá” envolve serviços de trânsito, segurança, limpeza, abordagem social e ordem pública. Além do complexo de apresentações e infra-estrutura organizacional, a Prefeitura abriu uma praça de alimentação dotada de barracas padronizadas para venda de comidas típicas, lanches e sorvetes e bebidas em geral.
Segundo a delegada Elisete Cardoso, coordenadora da Ordem Pública, responsável pela fiscalização do comércio ambulante, a Prefeitura priorizou as associações de vendedores da área do portal. A orientação do prefeito Zenaldo Coutinho, segundo a delegada, é de garantir renda às famílias do bairro do Guamá. Para manter a organização, as equipes da Ordem Pública fazem rondas constantes em horários diferenciados.
Famílias que vivem próximo à orla e nas proximidades da rua Osvaldo de Caldas Brito foram autorizadas pela Prefeitura a comercializarem produtos populares, como brinquedos e guloseimas, gerando um dinheiro extra nos dias do “Arraiá”. O vendedor Junior Santos, por exemplo, está satisfeito, faturando com a venda de empadinhas: “Está tudo tranquilo”.
Para combater o trabalho infantil nas áreas de comércio e adjacências ao “Arraiá”, equipes de educadores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) atuam com abordagens sociais. De olho nas infrações que possam sugerir violação dos direitos de crianças e adolescentes, os agentes percorrem a área e se necessário fazem as abordagens.
As situações que necessitarem de atendimento especializado são encaminhadas para a sala especial instalada no complexo. “É prerrogativa da Funpapa desenvolver esse trabalho de prevenção e combate ao trabalho infantil e nós estamos aqui para defender o direito da criança de ser criança”, disse Amarildo Cruz, coordenador do Centro Pop do bairro de São Brás. Os casos de infração praticados contra criança e adolescente podem ser denunciados à Funpapa pelo telefone 3219-3360.
O agente Alexandre, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), disse que o trânsito no entorno do “Arraiá” tem estado tranquilo. Os trabalhos estão sendo realizados por seis agentes com uso de viaturas e motocicletas, que bloqueiam o acesso de veículos à altura da rua dos Mundurucus, que é o ponto e chegada das quadrilhas, e na Osvaldo de Caldas Brito.
A coordenação do “Arraiá da Capitá” tem orientado os visitantes a não jogarem lixo no chão. Servidores da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) cumprem plantões na área para manter o ambiente em condições de uso. No palco, os agentes de Sesan entram em cena após cada apresentação das quadrilhas. “Estamos trabalhando para deixar essa festa mais bonita ainda”, disse o coordenador dos serviços, Ogivam Pereira.
Muita gente está aproveitando os dias de festejos juninos. “O São João é muito legal e eu estou aproveitando”, disse a dona de casa Regiane Santos. A moradora Maria Arcangela também se diverte com a apresentação das quadrilhas: “Está muito bonito e eu estou por aqui passeando e aproveitando o concurso das quadrilhas”.
Shows - A programação de shows do “Arraiá da Capitá” abre com apresentação de grupos parafolclóricos. Nesta quinta-feira, 14, segunda noite do evento, o grupo Curupira, do bairro do Marco, se apresentou ao público com números de danças. O coordenador do grupo, Cleber Sandin, disse que foram escolhidas para o espetáculo músicas do maestro Waldemar Henrique, do mestre Verequete e do compositor Paulo André Barata. “Estamos muito felizes. É sempre bom mostrar nosso trabalho aqui no Arraiá”, disse o rapaz, que é professor de dança e músico.
A fase classificatória do concurso de quadrilhas se estende até o próximo sábado, 16. O concurso de quadrilhas mirins será no dia 17, juntamente com concurso das misses da terceira idade e GLBTTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). Grupos de toadas e de carimbó de pau e corda também se apresentam no domingo.
Confira as próximas apresentações:
- Sexta-feira, 15:
Renovação de São João – Condor
Roceiros da Dindinha – Jurunas
Arrastão Junino – Tenoné
Amor pela Rainha – Cremação
Encanto da Juventude – Guamá
Pai D’água no Arraiá – Marambaia
Reino de São João – Guamá
Tradição Junina – Bengui
Revelação Mosqueirense – Mosqueiro
Garra Junina – Icoaraci
- Sábado, 16:
Fuzuê Junino – Pedreira
Santa Luzia – Jurunas
Moreninha da Campina – Campina de Icoaraci
Roceiros Pé de Moleque – Campina Belém
Mensageiros do Amor – Pedreira
Alegria Junina – São Brás
Revelação do Marco – Marco
Rosa Vermelha – Terra Firme
Encanto Tropical – Tapanã
Charme da Ilha – Mosqueiro
Quadrilhas Mirins
- Domingo, 17:
Buscapé Mirim – Benguí
Revolução Mirim – Benguí
Serviço:
Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá”, no Portal da Amazônia, a partir das 19h desta sexta-feira, 15. A programação é aberta ao público.