A emoção deu o tom da primeira noite da final do concurso de quadrilhas juninas do “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura de Belém, no Portal da Amazônia. A primeira concorrente, “Moreninha da Campina”, do distrito de Icoaraci, levou o Mundo do Mágico de Oz para o palco, já a quadrilha Santa Luzia, do bairro do Jurunas, vestida ricamente nas cores verde e branca, homenageou Santa Luzia e festejou os seus 40 anos no enredo. “Muita emoção. Chegar à final em um concurso como este é muita honra e responsabilidade”, disse o presidente da Santa Luzia, Edvaldo Costa.
O concurso de quadrilhas é organizado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Nesta fase final, 20 grupos se apresentam aos 15 jurados, que decidirá quais ficarão entre as dez melhores quadrilhas da capital paraense.
A fase final começou nesta terça-feira, 19, com a apresentação de dez quadrilhas, prosseguindo nesta quarta-feira, 20, com outros dez grupos. A apuração será na quinta-feira, 21, a partir das 10h.
A programação no Portal da Amazônia se encerrará com shows do Boi-Bumbá Flor da Juventude, Grupo Parafolclórico Filhos da Terra, Boi-Bumbá Flor do Guamá, Toada Kananciê, Grupo Parafolclórico Iaçá de Luta, Toada Kawahiva, Grupos Parafolclóricos Mapinguari, Moara e Muiraquiã e Grupo de Carimbó O Uirapuru.
Para o presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, o concurso de quadrilhas revela toda a magia da tradição junina diferenciada de Belém. Ele destaca que não existe nada comparado no restante do Brasil, uma vez que os grupos quadrilheiros paraenses empregam enredos diversos, criativos e com figurinos riquíssimos.
Outro aspecto que diferencia o concurso, na avaliação do presidente, é a união das quadrilhas. “São famílias, pessoas que gostam do que fazem e apresentam para nós o melhor do seu trabalho, do seu talento e da sua força enquanto representantes de tradições culturais”, disse Atanásio.
O sucesso do concurso de quadrilhas é festejado pelos brincantes e pelo público. A dona de casa Iraci Pinheiro disse que as quadrilhas estão lindas e que será muito difícil escolher as dez melhores. A estudante Micheli Ferreira também destacou o concurso e a beleza da estrutura do evento. “Tudo muito bonito, bem organizado. A Prefeitura está de parabéns”, disse a jovem.
O marcador da quadrilha Fúria Junina, Rodrigo Nascimento, caracterizado de São João, o santo que é festejado nessa época do ano, destacou a organização do concurso como ponto diferenciado. “Nós temos dois anos de fundação e esse concurso está excelente, nível elevado, muito bem organizado e estrutura digna para apresentação das quadrilhas”, ressaltou.
O palco de espetáculo está montado numa grande estrutura coberta, arejada e cercada de arquibancada, bancada de jurados, som e iluminação. “Essa estrutura montada aqui no Portal deve se consolidar para os concursos dos próximos anos”, adiantou o presidente da Fumbel.
Após o concurso, a Fumbel promoverá um seminário de avaliação com todos os órgãos envolvidos na organização do evento e os representantes do segmento quadrilheiro. “Entendemos que o sucesso do concurso se deve ao respeito e à valorização das pessoas que fazem o movimento quadrilheiro. A Fumbel construiu esse concurso ouvindo o movimento e assim deverá continuar”, disse Atanásio.
Reestreia - Os brincantes das quadrilhas não conseguiam conter a emoção na reestreia de suas exibições na fase final do concurso oficial de quadrilhas juninas da Prefeitura de Belém. Segundo o marcador da quadrilha Moreninha da Campina, Rubens Lima, chegar à fase final é uma responsabilidade dobrada. Na concentração, ele pediu ao grupo bastante empenho e que todos dançassem com o coração. Já para os integrantes da quadrilha Santa Luzia, o marcador Edvaldo Costa sugeriu que os brincantes se apresentassem com leveza, garbosidade e muito brilhantismo. “Vamos entrar e fazer o melhor”, disse o marcador.
Todas as dez quadrilhas da primeira noite da fase final estavam dispostas a garantir o titulo de 2018 do concurso oficial da Prefeitura de Belém. O grupo Fuzuê Junino, do bairro da Pedreira, mostrou as quatro estações do ano, e seu presidente “Fofão”, estava muito nervoso e ficou na beirada do palco acompanhando a apresentação dos dançarinos. “Queremos o título e estamos confiantes”, disse.
As dez concorrentes que se apresentam nesta quarta-feira, 20, no Portal, no segundo dia da fase final do concurso, são Revelação Mosqueirense, Mensageiros do Amor, Folguedos Anarriê, Roceiros Pé de Moleque, Roceiros da Barão, Rosa Vermelha, Balão de Ouro, Tradição Junina, Encanto da Juventude e Reino De São João. As apresentações se iniciam às 19h.