Pesquisar

Em Icoaraci, “Arraiá da Capitá” reúne 2 mil pessoas

Foto: Talison Lima - Ascom Arout
Em Icoaraci, “Arraiá da Capitá” reúne 2 mil pessoas
Em Icoaraci, “Arraiá da Capitá” reúne 2 mil pessoas
Em Icoaraci, “Arraiá da Capitá” reúne 2 mil pessoas
Em Icoaraci, “Arraiá da Capitá” reúne 2 mil pessoas
Em Icoaraci, “Arraiá da Capitá” reúne 2 mil pessoas

Com os enredos e tradições do grupo Parafolclórico Vaiangá, da comunidade Pararuci, a Vila Sorriso, recebeu neste sábado, 23, a primeira noite do concurso de quadrilhas.

Com os enredos e tradições do grupo parafolclórico Vaiangá, da comunidade Pararuci, a Vila Sorriso, recebeu neste sábado, 23, a primeira noite do concurso de quadrilhas e misses do “Arraiá da Capitá” do distrito. A edição local, organizada pela Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Fundação Cultural de Belém (Fumbel), reuniu cerca de 2 mil pessoas no ginásio esportivo da Escola Estatual Avertano Rocha. A programação encerra na próxima terça-feira, 26.

O período junino é uma das grandes paixões de Wilma Silva, 83, que aos sete anos, fantasiada de baiana, acompanhava a mãe, em cortejos culturais na Praça Brasil, no centro de Belém. “Eu espero que seja um grande espetáculo, pois nossas quadrilhas juninas de Icoaraci estão muito lindas e bem ensaiadas, e tudo isso sem dúvidas é para conquistar os jurados”, disse a aposentada.

Andrea Santos, 39, levou a filha, Aila Sofia, 05 anos, para acompanhar de perto os desfiles. Segundo a mãe, criar esses contatos com as culturas é de grande importância para o desenvolvimento das futuras gerações. “Não podemos deixar nossa cultura morrer. Desde pequenos aprendemos lições que farão diferença em nosso futuro, e acredito que a cultura é rica de ensinamentos positivos para nossa sociedade, ou seja, ela precisa ser valorizada com os nossos incentivos. Por isso, sempre que possível trago minha filha, na verdade estou reproduzindo os costumes dos meus pais, eles sempre me traziam para as festas juninas”, disse.

Para José Maria Costa, agente distrital da Adic, o evento já era aguardado com muita ansiedade e expectativa. “Nossas expectavas são positivas, pois percebemos que as quadrilhas e grupos estão aptos às apresentações e certamente com grande estilo vão agradar os jurados junto com a animação do púbico que lota este ginásio esportivo”, reconhece o gestor.

Diene Nogueira, 26 anos, que dançou como “Morena Cheirosa” no Arrastão Junino do Tenoné, primeira quadrilha a se apresentar, disse estar confiante na disputa. “Iniciamos o concurso, e isso cria uma expectativa e preocupação muito grande para este festival. Foram oito meses de trabalho. Estamos confiantes e agradecidos pela oportunidade de mostrar um pouco da nossa grande paixão”, disse. Além da quadrilha Arrastão Junino do Tenoné, desfilaram na sequência; Império do São João, Arrasta-Pé, Impacto Junino, Estrela Junina e Garra Junina.

“Essa festa está sendo realizada justamente por conta de importantes parcerias entre Prefeitura de Belém, Conselhos de Cultura, e Grupos Folclóricos”, comentou Jamil Rebelo, conselheiro de cultura do distrito de Icoaraci. “O mais legal é ver o público, que são os ‘atores principais’ sendo valorizados”, finalizou.

A equipe da Guarda Municipal também esteve no distrito com seis agentes de segurança e uma viatura.

A apuração do concurso no distrito correrá na próxima terça, 26, às 10h, na Agência Distrital, na rua Manoel Barata, no bairro Ponta Grossa, em Icoaraci.

TAGS:

Relacionadas: