O Cine Líbero Luxardo exibe nesta quinta-feira (11), às 16 h, o filme “Djon África”, uma coprodução entre Brasil e Portugal que teve sua estreia mundial em janeiro de 2018, como um dos concorrentes ao Prêmio Tiger no Festival de Roterdã, na Holanda. A obra será exibida também nos dias 12, 16 e 17 de outubro, sempre às 16 h.
É o primeiro filme de ficção dos portugueses Filipa Reis e João Guerra, rodado em estilo road movie (gênero em que a história se desenrola durante uma viagem). Um assunto delicado e comum é abordado na obra: a busca pela identidade do pai.
O filme conta a vida de Miguel “Tibars” Moreira, mais conhecido como Djon África, que nasceu e cresceu em Portugal sem conhecer seu pai. Ele acaba descobrindo que o pai mora em Tarrafal (Ilha de Santiago, em Cabo Verde) e decide aventurar-se além-mar, na tentativa de descobrir quem é este homem, de quem só sabe aquilo que sua avó lhe contou.
Mas a procura de Djon África, no entanto, não se resume ao homem desconhecido que engravidou sua mãe. É uma jornada de autoconhecimento, ao encontro da verdadeira origem, dos antepassados sem ligação direta sanguínea, da terra africana.
Serviço: Exibição do filme “Djon Africa” nos dias 11, 12, 16 e 17 de outubro, sempre às 16 h, no Cine Líbero Luxardo – prédio da Fundação Cultural do Pará – Avenida Gentil Bittencourt, entre as travessas Rui Barbosa e Quintino Bocaiúva. Ingresso a R$ 12,00 (com meia-entrada).