Roda dos Compositores reúne dezenas de pessoas em praça na Campina

Foto: Natasha Albarado / Acom Fumbel
Roda dos Compositores reúne dezenas de pessoas em praça na Campina
Roda dos Compositores reúne dezenas de pessoas em praça na Campina
Roda dos Compositores reúne dezenas de pessoas em praça na Campina

Uma roda de amigos do cenário musical do samba paraense movimentou a Praça das Mercês, no bairro da Campina, durante a noite deste sábado, 29.

Uma roda de amigos do cenário musical do samba paraense movimentou a Praça das Mercês, no bairro da Campina, durante a noite deste sábado, 29. O projeto Roda dos Compositores, do artista Arthur Espíndola, em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), chegou a sua segunda edição atraindo dezenas de pessoas que prestigiaram o momento.

“Cheguei à cidade de Belém ontem e já me sinto muito acolhida com essa reunião de artistas valorosos em plena praça pública”, revelou a contabilista Beth Oian, 50, moradora de São Paulo.

Ao lado do marido, Beth contou que saiu para curtir a noite na capital e sentiu-se surpresa com tanto talento revelado através do ritmo do samba. “Não tem como não amar o Pará. Vemos aqui o que dificilmente encontramos em outros lugares, que é este encontro da arte e da cultura”, completou animada enquanto assistia as apresentações.

O show de samba iniciou com o cantor e compositor Arthur Espíndola, e prosseguiu com Plínio do Cavaco, que levou no repertório sucessos autorais como “400 Razões”, “Resposta aos Coronéis”, e “Geográfico Incidente”. A apresentação seguiu com Darley Darlen, Alfred Moraes, Renato Rosas, Andréa Pinheiro, Paulo Moura, Allan Carvalho, Diego Xavier, e outros.

O objetivo do projeto é o de oportunizar o contato e acesso entre o público e os compositores da região, para que além de incentivados, os músicos possam divulgar seu trabalho e, ainda, valorizar a cultura local. Além disso, é também mais uma forma de levar entretenimento sociocultural às pessoas que frequentam os espaços públicos da cidade.

O músico e sambista Arthur Espíndola ressaltou com entusiasmo o crescimento que o roda vem apresentando nas primeiras edições. “Nós começamos o projeto com 12 artistas, e hoje conseguimos trazer 36 compositores que estão mostrando obras autorais belíssimas e que muitos desconheciam”. Para ele, esta evolução é o resultado de todo o apoio que o projeto vem recebendo.

“Sem as parcerias nada disso aqui seria possível. Quando decidi colocar em prática o projeto, fui muito bem aceito pela Fumbel que desde então tem sido a grande responsável juntamente com os músicos para que tudo isto aqui aconteça”, enfatizou agradecido.

Durante a programação foram distribuídos cartilhas com as letras das músicas interpretadas. A expectativa é de que a terceira edição do projeto ocorra durante o mês de novembro.

Para a diretora do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Silvia Lovaglio, o apoio na realização destas ações viabiliza o estreitamento de laços com segmentos diversos, bem como a valorização e fomento pela cultura legítima da cidade. “Nós acolhemos propostas de parcerias que elevem ainda mais os artistas e o público de Belém, para que integrados possam reocupar os espaços públicos em um ambiente mais salutar”, explica.

“Fui na primeira edição do roda dos compositores na praça do Carmo, e hoje estou aqui na praça das Mercês. São eventos que enriquecem nosso conhecimento, alivia a tensão de uma semana de trabalho, e tudo isso gratuitamente”, ressaltou a empresária Andressa Silva, 36.

TAGS:

Relacionadas: