Pesquisar

Mostra de filmes traz recente produção italiana ao Cinema Olympia

Foto: Divulgação
Mostra de filmes traz recente produção italiana ao Cinema Olympia
Mostra de filmes traz recente produção italiana ao Cinema Olympia
Mostra de filmes traz recente produção italiana ao Cinema Olympia
Mostra de filmes traz recente produção italiana ao Cinema Olympia

Cena do filme "Os Industrialistas", que conta a história de Nicola, um homem a ponto de perder sua fábrica devido à crise que seu país enfrenta.

O Cinema Olympia passa a exibir, a partir desta quinta-feira, 18, uma Mostra de Filmes Italianos oriundos da recente produção da Itália, com datas de realização entre 2011 e 2017. As sessões têm horários às 16h30 (sábados, domingos e feriados) e às 18h30 (de terça a sexta-feira), com entrada gratuita.    

A mostra começa no dia 18 e segue até 6 de novembro. A exibição dedicada ao cinema italiano tem apoio do Consulado da Itália, no Rio de Janeiro. São oito filmes, da recente produção italiana, que ganham dois dias de exibição cada.

Filmes - Os filmes que compõem a mostra são “Relaxa! Fique Tranquilo”, direção de Francesco Bruni; “Algo de Novo”, de Cristina Comencini; “O Sol Dentro”, de Paolo Bianchini; “A Máfia só Mata no Verão”, de Pif; “Em Guerra por Amor”, de Pierfrancesco Diliberto; “Os Equilibristas”, de Ivano di Matteo; “A Criptonita na Bolsa”, de Ivan Cotroneo; e “Os Industrialistas”, de Giuliano Montaldo.

Na estreia da mostra, nos dias 18 e 19, às 18h30, cartaz para “Relaxa! Fique Tranquilo” (de 2011), mostrando a vida de um professor melancólico que vira de cabeça para baixo quando ele faz uma descoberta sobre um adolescente rebelde. A classificação indicativa é de 16 anos.

Nos dias 20 e 21, às 16h30, o filme é “Algo de Novo” (de 2017), que mostra Lucia (Paola Cortellesi) e Maria (Micaela Ramazzotti), melhores amigas que são muito diferentes. Enquanto Lucia cansou dos homens, Maria não consegue ficar sozinha. Uma noite, o "homem perfeito" aparece na cama de Maria. Bonito, sensível, maduro e apaixonado, ele acaba virando motivo de mal-entendido e mentiras entre as amigas. Classificação indicativa é de 14 anos.

Nos dias 23 e 24, às 18h30, “O Sol Dentro” (de 2012), que recebeu o prêmio de Filme de Destaque Cultural/Reconhecimento do Ministério para os Bens e as Atividades Culturais da Itália. A trama mostra a história de duas longas viagens. A primeira, de Yaguine e Fodé, que escrevem uma carta para “os membros e responsáveis pela Europa” pedindo ajuda para ter acesso à escola, comida e medicamentos. Com a carta no bolso, escondem-se no bagageiro de um avião e partem para Bruxelas. A segunda, dois outros garotos partem em direção oposta, da Itália à África. Classificação indicativa de 12 anos.

Na quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, às 18h30, cartaz para “A Máfia só Mata no Verão” (de 2013), que traz uma história que se passa em Palermo, em 1969, quando Arturo é concebido enquanto, na mesma rua, um grupo de mafiosos executa uma das matanças mais sangrentas da Cosanostra. A partir desse momento, a vida de Arturo se cruzará com a dos mafiosos, policiais e juízes, em uma espécie de Forrest Gump à siciliana. Classificação indicativa é de 14 anos.

Outros filmes - No sábado, 27, às 16h30, exibição de “Em Guerra por Amor” (de 2016). A trama se passa em Nova York, na Segunda Guerra Mundial, e o casal Arturo e Flora vive uma complicada história de amor. Para conseguirem se casar, Arturo tem de obter a aprovação do pai de Flora, que vive num pequeno vilarejo da Sicília. Para chegar até lá, o jovem deve alistar-se no Exército Americano, que está prestes a desembarcar na carismática ilha italiana. O filme é uma irônica e inteligente reflexão sobre o amor, a Sicília e a máfia. Classificação indicativa é de 12 anos.

Nos dias nos dias 30 e 31, às 18h30, exibição de “Os Equilibristas” (de 2012), que traz a história de Giulio, um homem de vida normal e pacífica, com emprego seguro, uma casa alugada, dois filhos e uma linda esposa que ama, mas a trai. Um dia, ela descobre e sai de casa. E desde esse momento, Julius passa a viver no limite da pobreza, experimentando pessoalmente a trágica consequência dos erros comuns. Classificação indicativa é de 14 anos

No dia 1º de novembro (quinta-feira), às 18h30, e 3 de novembro (sábado), às 16h30, “A Criptonita na Bolsa” (filme de 2011) mostra uma história que se passa em Nápoles, em 1973. Peppino é o membro mais novo da família Sansone, tem forte miopia e uma grande admiração pelo primo estranho que acredita ser o Super-Homem. Depois da morte do primo, Peppino começa a imaginar a presença do super-herói de nariz aquilino e sotaque napolitano e faz do fantasma seu melhor amigo. Quando sua mãe, Rosária, entra em depressão, Peppino a ensina como encontrar seu próprio lugar no mundo. Classificação indicativa é de 14 anos.

No dia 4 (domingo), às 16h30, e 6 (terça-feira), às 18h30, exibição de “Os Industrialistas” (de 2011). O filme mostra Nicola, um homem a ponto de perder sua fábrica devido à crise que seu país enfrenta. Ele também tem problemas no casamento, com uma esposa cada vez mais distante e as exigências dos funcionários da fábrica, que o levarão a tomar medidas extremas. Classificação indicativa é de 16 anos.

Serviço:

Mostra de Filmes Italianos, no Cine Olympia, de terça a sexta-feira, às 18h30, aos sábados, domingos e feriados, às 16h30. Às segundas-feiras, o cinema não funciona, e não haverá sessões no dia 28 de outubro, devido às eleições, e no dia 2 de novembro, feriado do Dia de Finados. Entrada gratuita.

Relacionadas: