As projeções coloridas mostrando traços da identidade paraense iluminavam as paredes do Museu de Arte Sacra, no bairro da Cidade Velha, e davam as boas vindas aos visitantes do primeiro dia do Circuito Gastronômico de Belém. Na noite do feriado desta quinta-feira, 15, o Complexo Feliz Lusitânia recebeu o evento que mistura gastronomia e cultura, onde as pessoas puderam se divertir e comer bem. O Circuito promovido pela Prefeitura de Belém continua nesta sexta-feira, 16.
Tocando clássicos da música paraense e da MPB, a Banda da Guarda Municipal de Belém abriu a programação e animou a plateia e também quem passava pelo palco, montado na rua Siqueira Mendes, em frente à praça Dom Frei Caetano Brandão. Entre um carimbó e outro, os espectadores dançaram e aplaudiram os músicos da Guarda. Logo depois, o DJ Bernardo Pinheiro continuou no embalo, tocando um set de músicas regionais marcantes.
Os visitantes do Circuito Gastronômico tiveram mais de 25 opções de culinária entre estandes, food trucks e até food bike. Entre as escolhas, a tradicional comida paraense, feita pelas boieiras e tacacazeiras, hambúrguer regional, açaí batido na hora e chopp artesanal, fazendo jus ao selo de Belém de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“É um espaço interessante, que expõe os nossos produtos, a variedade da nossa cozinha e tem uma amostragem boa da culinária. É importante a gente ter esse circuito de comida regional”, avalia o analista de sistemas Kildare Malheiros, que levou a família e o cachorro para passear pelo Complexo Feliz Lusitânia.
A tacacazeira Regiane Pereira, que atendeu no estande de comidas típicas, conta que a venda foi boa. “A gente faz uma comida que é bem conhecida, então facilita os clientes virem nos procurar”, disse. A fila no estande era grande, mas o atendimento ágil deixava os clientes satisfeitos. “O evento está bem bacana, bem diversificado. Tem hambúrguer e maniçoba de jambu. Comidas para vários gostos”, completa Regiane, enquanto monta mais uma cuia de tacacá.
O evento foi aprovado pelos que passaram pelo bairro da Cidade Velha. “Está muito bem organizado. Todos que passam aqui estão bem agitados e satisfeitos. Está tudo de bom”, avalia o atendente Henrique Tavares, que visitou o Circuito Gastronômico junto com Sandra Silva. A encarregada de equipamentos adianta os planos do casal para a sexta-feira. “A gente planeja vir de novo amanhã, ver os shows e provar mais coisas”, disse. A cantora Alba Mariah fechou a noite trazendo canções de grandes compositores paraenses e agitando o público que ficou até o final.
Fã da música paraense, a paulista Gleyce Noda está em Belém a passeio, na viagem de seus sonhos. “Eu gosto bastante da música paraense, e em São Paulo ela está chegando agora. Por conta da culinária, também, eu queria muito vir pra cá. A culinária daqui é bem diferente. Nosso primeiro dia aqui já valeu a viagem toda”, disse. O companheiro de Gleyce, Glauber de Bona, conta como foi planejada a viagem de São Paulo a Belém. “Num belo domingo ela estava um pouco triste quando a gente foi dormir. Eu queria alegrar ela, que estava com essa curiosidade de vir pra cá, e falei: ‘então vamos no feriado’. Na mesma hora ela pegou o laptop e comprou a passagem”, lembra o professor catarinense.
A segunda e última noite do Circuito Gastronômico de Belém, nesta sexta-feira, 16, vai contar com as apresentações da Banda da Guarda Municipal, do cantor Mahrco Monteiro e do DJ Bernardo Pinheiro, além das variadas opções culinárias, a partir das 17h, no Complexo Feliz Lusitânia.
Organização - Para que as pessoas pudessem circular com segurança e tranquilidade pelo Circuito Gastronômico, as ruas adjacentes ao Complexo Feliz Lusitânia foram fechadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e agentes da Guarda Municipal de Belém faziam a ronda pelo espaço e se dividiam em pontos estratégicos no Complexo. A limpeza das vias durante, conforme a necessidade, e após o evento ficou por conta da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
"Esse é um evento com uma resposta bastante positiva. A gente está vendo as pessoas comparecendo, turistas aproveitando o feriadão para curtir a nossa amada Belém. A atual gestão vem investindo bastante em eventos com a sociedade”, analisa Claudia Sadalla, uma das coordenadoras do evento. Sadalla aproveita para completar que a organização do evento contou, ainda, com o apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Defesa Civil, Guarda Municipal, Semob e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Serviço
A segunda noite do Circuito Gastronômico de Belém será realizada nesta sexta, 16 de novembro, a partir das 17h, no Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha, com estandes de gastronomia, cerveja artesanal, food trucks e músicas da Guarda Municipal de Belém, DJ Bernardo Pinheiro e do cantor Mahrco Monteiro. A entrada é gratuita.