A programação do Cinema Olympia, no mês de abril, quando o espaço completa 107 anos de inauguração, está bastante diversificada, com muita qualidade, e todas as atrações com entrada gratuita.
Até o dia 10 de abril, continua em cartaz o filme “Toni Erdmann”, direção de Maren Ade. No dia 9, a atração é o projeto Cinema e Música, como o filme mudo “Da Manjedoura à Cruz”, de 1912; de 11 a 17, o cinema exibe, dentro da programação da Semana da Língua Alemã, uma mostra de filmes alemães de produção mais recente.
No dia 18 de abril, fazendo alusão à Semana Santa, será exibido o tradicional “A Paixão de Cristo”, direção de Ferdinand Zacca. Um dos mais importantes e pioneiros filmes sacros que retratam a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Tendo como influência as gravuras bíblicas de Gustave Doré, o diretor utiliza um sofisticado sistema de colorização na película, desenvolvido pela produtora francesa Pathé Frères. Na sexta-feira santa, não haverá sessão no Cine Olympia.
De 20 a 23, a atração é uma pequena mostra de filmes de suspense e terror, dentro da mostra Val Lewton.
Aniversário - No dia 24, dia do aniversário de 107 anos do Cine Olympia, a programação começa às 17h30, no hall de entrada, com “A Música na Sétima Arte”, apresentando trilhas sonoras de filmes com a DJ Laura Figueiró. Na sala de exibição, às 18h, haverá uma cerimônia de agradecimento do Cine Olympia aos parceiros do cinema e a apresentação de “A Dança na Sétima Arte”, com a Companhia de Dança Lana Santos, exibindo coreografias de filmes musicais.
O cinema paraense ganha espaço com a exibição do filme curta metragem de animação “Allegro, Pero no Mucho”, direção de Cássio Tavernard; em seguida, haverá o lançamento do longa metragem paraense “Mestre Cupijó e seu Ritmo”, um documentário musical dirigido por Jorane Castro. Toda a programação tem indicação livre e é gratuita.
Fassbinder - Encerrando a programação no mês de abril, no Cine Olympia, a partir do dia 25, haverá a exibição de “Berlim Alexanderplatz” (“A Praça Alexandre”), filme em 14 episódios, dirigido por Rainer Werner Fassbinder.
Sinopses - “Toni Erdmann” é uma comédia que conta a história de um pai que cria uma personagem para tenta se reconectar com o filme por meio do seu valioso arsenal de piadas excêntricas e se transforma em Toni Erdmann, uma figura bizarra.
O projeto Cinema e Música, que exibe filmes silenciosos com acompanhamento musical, ao vivo, do pianista Paulo José Campos de Melo, traz “Da Manjedoura à Cruz”, uma trama americana de 1912, filmada no Egito e na Palestina.
Alemães - Na Semana da Língua Alemã, serão exibidos seis filmes, com classificação indicativa de 16 anos. No dia 11, o filme é “Victoria”, direção de Sebastian Schipper; no dia 12, exibição de “Oh Boy”, de Jan Ole Gerster; no dia 13, a atração é “Beuys”, direção de Andres Veiel; no dia 14, “Minha Maravilhosa Berlim Ocidental”, de Jochen Hick; no dia 16, “B-Movie: Lust and Sound in West Berlin”, direção de Klaus Maeck, Heiko Lange e Jörg A. Hoppe; e no dia “This ain´t California”, de Marten Persiel.
Suspense - A mostra de suspense e terror terá três filmes dirigidos e produzidos por Val Lewton, que de 1942 e 1946, uma série de filmes de horror realizados pela KKO-Radio em Hollywood, conjugou escassez de recursos com qualidade artística, tornou-se surpreendentemente lucrativa. Com sua originalidade temático-visual, esses filmes renovaram o gênero e tinham em Val Lewton, um de seus maiores nomes.
No dia 20, o filme em cartaz é “A Sétima Vítima”; no dia 21, “Asilo Sinistro”; e no dia 23, “A Morta Viva”.
Praça Alexandre - A partir do dia 25 começa a exibição dos 14 episódios de “Berlim Alexanderplatz” (“A Praça Alexandre”). Com base no romance homônimo expressionista de Alfred Döblin, o diretor alemão Rainer Werner Fassbinder conta a história de Franz Biberkopf que, após cumprir quatro anos de prisão, decide começar uma vida nova na Berlim do final dos anos 20.
No dia 25, exibição do 1º episódio, “O Castigo Começa”; no dia 26, 2º e 3º episódios, “Como Viver Quando não Queremos Morrer” e “Uma martelada na Cabeça pode Ferir uma Alma”; no dia 27, 4º e 5º episódios, “Um Punhado de Gente nas Profundezas do Silêncio” e “Um Ceifador com a Violência de Nosso Senhor”; no dia 28, 6º e 7º episódios, “O Amor Tem seu Preço” e “Um Juramento Pode ser Amputado”; no dia 30, 8º e 9º episódios, “O Sol Aquece a Pele, mas às Vezes Queima” e “Das Eternidades Entre os Muitos e os Poucos”.
Os últimos episódios serão exibidos no início de maio. No dia 1º de maio, 10º e 11º episódios, “A Solidão Cria Rachaduras de Loucura até nas Paredes” e “Saber é Poder e Deus Ajuda a quem Cedo Madruga”; no dia 2, 12º e 13º episódios, “A Cobra na Alma da Cobra” e “O Extremo e Interno e o Segredo do Medo do Segredo”; e no encerramento da mostra, no dia 3 de maio, “Meu Sonho de Franz Biberkopt de Alfred Doblin - um epílogo”.
Serviço:
Programação do mês de abril no Cinema Olympia, sessões de terça a sexta-feira, às 18h30; sábados, domingos e feriados, às 16h30. Confira a classificação etária indicativa. Entrada gratuita.