O destino escolhido para a segunda edição da série Belém das Ilhas, da Prefeitura de Belém, será a Ilha de Cotijuba. Uma nova série de reportagens irá apresentar, para quem não conhece, as peculiaridades e curiosidades da região. E para quem conhece, a série irá destacar as dicas dos melhores restaurantes da ilha e, ainda, valores de travessia e hospedagens.
A Ilha de Cotijuba fica a, aproximadamente, 40 minutos de barco, saindo do Porto de Icoaraci, um dos distritos da cidade das mangueiras. Possui 10 praias totalizando 15km de litoral. É a terceira Ilha em dimensão territorial do arquipélago belenense e seus primeiros moradores foram os índios Tupinambás, que batizaram a Ilha. O nome Cotijuba, do tupi-guarani, significa caminho dourado (coti = trilha, caminho e juba = amarelo ou dourado), em alusão aos reflexos da lua nos caminhos arenosos do interior da Ilha.
Ruínas do Educandário Nogueira de Farias. (Foto: Fernando Sette)
Para a estudante de jornalismo Jamyla Magno, que esteve na ilha acompanhada do repórter fotográfico Fernando Sette, contar através de texto e imagens, os encantos da região é um presente. “Conhecer Cotijuba foi incrível. A região é cheia de histórias que nos deixam apaixonados”, conta a estudante que esteve à frente das reportagens especiais. “Cotijuba é uma ilha pequena, mas muito bem estruturada, com vários restaurantes, bares e pousadas”, completa.
Assista ao vídeo:
Ainda em Cotijuba, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) começou a elaborar um inventário de oferta turística que irá mapear as ilhas e a região urbana de Belém. Em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Coordenadoria reuniu 31 alunos de turismo, divididos em equipes que auxiliam os técnicos nas pesquisas.
O projeto tem o objetivo de explorar os potenciais turísticos da cidade e, ao final desse processo, vai disponibilizar à população um aplicativo que dará acesso aos serviços que a capital paraense oferece aos visitantes.
BELÉM DAS ILHAS
No dia 1º de julho, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), apresentou a primeira edição da série Belém das Ilhas e em cinco dias, destacou as belezas e sugeriu dicas de bares e restaurantes das ilhas do Combu, Papagaios, Maracujá, Murutucum e ilha Grande.
Veja todas as matérias divulgadas na primeira edição do projeto:
Belém das Ilhas encerra primeira edição da série especial.
Belém das Ilhas faz um convite para conhecer o melhor de Belém no verão.
Praça Princesa Isabel é a porta de entrada para as ilhas próximas de Belém.
Ilha do Combu: os sabores que encantam do outro lado do rio.
Ilhas que vão além do Combu e são opções de lazer ainda desconhecidas.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.