Pesquisar

Combu, Mosqueiro e Cotijuba recebem vacinação e orientações de saúde

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrem as ilhas para imunização e orientação. A iniciativa faz parte da estratégia de cuidado com a população e de preparação da cidade para a COP 30
Foto: Ascom/Sesma
Combu, Mosqueiro e Cotijuba recebem vacinação e orientações de saúde
Combu, Mosqueiro e Cotijuba recebem vacinação e orientações de saúde
Combu, Mosqueiro e Cotijuba recebem vacinação e orientações de saúde

Luciane Lima, moradora do Combu recebeu o imunizante para proteger ela e o filho

De natureza exuberante e forte tradição cultural, a Ilha do Combu é um dos principais símbolos do turismo ecológico de Belém e recebe centenas de visitantes diariamente, atraídos pela gastronomia, pela hospitalidade e pela experiência de imersão na natureza. Para proteger moradores e trabalhadores que entram em contato direto com esses turistas, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) iniciaram nesta sexta-feira (11), uma ação de vacinação de trabalhadores de bares, restaurantes, fábricas, pousadas, associações comunitárias e outros estabelecimentos na ilha.

Com a aproximação da COP 30, que ocorre em novembro na capital paraense, quando a cidade tem previsão de receber entre 50 mil e 60 mil turistas de todo o mundo, “a vacinação é uma das principais ferramentas para proteger a população e preparar Belém para receber um evento desse porte”, alerta a agente comunitária de saúde Edna Cardoso, responsável pela microárea 2 da Ilha do Combu.

A empresária Marcia, do Restô da Marcia gostou da iniciativa. - Crédito: Ascom/Sesma

Além da aplicação das vacinas, os profissionais de saúde orientam os trabalhadores sobre a importância de manter o cartão de vacinação atualizado e reforçam as formas de prevenção contra diversas doenças.

Aceitação dos trabalhadores

A empresária Marciliane Evangelista, que há dez anos comanda o restaurante “Resto da Márcia”, no furo de São Benedito, aprovou a ação. “Somos ribeirinhos e trabalhadores, com essa vacinação, a gente fica protegido e com a imunidade lá em cima”, comemorou a empresária, que atualmente tem 12 colaboradores.

Moradora da ilha, a jovem Luciane Lima, de 18 anos, também considerou a iniciativa importante. “Às vezes a gente não consegue ir até o posto, que fica mais longe. Então, ter essa ação aqui, com vários tipos de vacina e esse cuidado com a nossa saúde, é muito gratificante. Ainda mais agora, com a COP 30 chegando, é importante estar protegido. Eles vêm até a gente, olham nossa carteirinha e deixam tudo em dia. A gente se sente cuidado”, afirmou.

Estratégia

A ação nas Ilhas é mais um passo dentro da estratégia traçada pela Sesma, que já realizou campanhas em feiras, mercados, portos, terminais hidroviários e outros pontos estratégicos da cidade. Neste sábado (12) tem mais vacinação para no Combu, Mosqueiro e Cotijuba.
 

Relacionadas: