Pesquisar

Em novembro, Cinema Olympia exibe filmes para todos os gostos

Foto: Divulgação
Em novembro, Cinema Olympia exibe filmes para todos os gostos
Em novembro, Cinema Olympia exibe filmes para todos os gostos
Em novembro, Cinema Olympia exibe filmes para todos os gostos

“Oh, Boy” conta história de Niko, que vive o momento, até o dia em que se vê forçado a confrontar as consequências de sua inércia.

A programação do Cinema Olympia para o mês de novembro terá filmes produzidos no estado do Pará e produções americanas, francesas e alemãs. A direção do espaço informa que está com um novo horário de exibição: de terça a sexta-feira, às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 17h30, com entrada franca para todas as sessões.

A partir de quinta-feira, 9, começa a Mostra Jean Rouch, numa homenagem a esse diretor de documentários, que classificava seu trabalho como “Cinema Direto”. A obra de Rouch, diversas vezes reconhecida nos Festivais de Cinema de Veneza, Cannes e Berlim, se compõe de documentários etnográficos, sociológicos e ficções. Ele também foi diretor da Cinemateca Francesa, diretor de pesquisa honorário no Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS) e secretário geral do Comitê do Filme Etnográfico. A mostra tem apoio da Aliança Francesa.

A programação terá nos dias 9 e 12 de novembro a exibição de “Eu, um Negro”; no dia 10, “Mosso Mosso - Jean Rouch Como Se" e o curta “As Viúvas de 15 Anos”; e nos dias 11 e 15, “Crônicas de um Verão”.

Na terça-feira, 14, às 18h30, a atração é o projeto “Cinema e Música”, parceria do cinema e a Fundação Carlos Gomes, que exibe filmes silenciosos com acompanhamento musical do pianista paraense Paulo José Campos de Melo. O cartaz desta vez é “Monstro do Circo”, produção de 1932, com direção de Tod Browning. Na trama, Alonzo (Lon Chaney) é um atirador de facas de circo, e faz muito sucesso por não ter os braços e usar os pés para fazer suas façanhas. Ele se apaixona por Nanon (Joan Crawford), sua assistente, mas o pai da moça descobre um grave segredo do homem sem braços. Acuado, Alonzo comete atos que vão destruir a vida de todos envolvidos. A classificação indicativa é 10 anos.

Documentários - O documentário “O Cinema de seu Duca”, direção e produção de Edivaldo Moura, será exibido de 16 a 22 de novembro, e mostra a história do Cine Argus, localizado em Castanhal, e de seu criador, Manoel Carneiro Pinto Filho (seu Duca). Ele sonhava em ter um cinema e acabou criando um circuito de exibição no interior dos estados do Pará, Maranhão e Amapá. A classificação indicativa é livre.

De 16 a 19, cartaz para o projeto “Curta Olympia”, que busca apoiar a exibição de curtas e médias metragens locais e nacionais. Desta feita, o filme em exibição é “Viver de Flores”, uma produção dos alunos do curso de cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre os vendedores de flores do cemitério de Santa Izabel, em Belém. O curta será exibido às 18h15 (quinta e sexta-feira) e às 17h15 (sábado e domingo). A classificação indicativa é de 10 anos.

O filme de ficção “Oh, Boy”, produção de 2012, dirigido por Jan Ole Gerster, entra em cartaz no período de 23 a 29 de novembro, e tem apoio do Instituto Goethe. A história mostra que Niko está se aproximando dos 30 anos e há pouco tempo saiu da faculdade. Ele vive o momento, indiferente, até o dia em que se vê forçado a confrontar as consequências de sua inércia. Sua namorada termina com ele, o pai corta sua mesada, um psiquiatra atesta seu desequilíbrio emocional e uma linda garota do passado volta a aparecer na sua vida. Mas tudo o que Niko quer é um bom café. A classificação indicativa é 16 anos.

Na terça-feira, 28, às 18h30, haverá a exibição do documentário paraense “Projeto Circular”, comemorando quatro anos desse importante projeto que movimenta cultura e economicamente o Centro Histórico de Belém.

Serviço

Programação do Cinema Olympia em novembro, com exibição de filmes de terça a sexta-feira, às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 17h30. Às segundas-feiras o cinema é fechado. Entrada franca.

TAGS:

Relacionadas: