Pesquisar

Evento “Laços”, que começa nesta quinta, renova as tradicionais relações entre o Pará e Portugal

Foto: Fernando Sette - Comus
Evento “Laços”, que começa nesta quinta, renova as tradicionais relações entre o Pará e Portugal
Evento “Laços”, que começa nesta quinta, renova as tradicionais relações entre o Pará e Portugal
Evento “Laços”, que começa nesta quinta, renova as tradicionais relações entre o Pará e Portugal
Evento “Laços”, que começa nesta quinta, renova as tradicionais relações entre o Pará e Portugal
Evento “Laços”, que começa nesta quinta, renova as tradicionais relações entre o Pará e Portugal
Evento “Laços”, que começa nesta quinta, renova as tradicionais relações entre o Pará e Portugal

O projeto “Laços Belém - Portugal”, que ocupará o Complexo Feliz Lusitânia, dá continuidade às ações do programa Cidades Criativas da Gastronomia, que tem a chancela Unesco.

Houve um tempo em que Belém era considerada a “Pequena Portugal”. Essas relações acentuadas entre o Pará e o país europeu, em especial na área da gastronomia, serão ainda mais evidenciadas com o projeto “Laços Belém - Portugal”, evento promovido pela Prefeitura de Belém.

Nesta quinta, 7, e sexta-feira, 8, a capital paraense vai se tornar “um imenso Portugal”, como está na canção “Fado Tropical”, de Chico Buarque, com a presença de chefs de cozinha, das cantoras Fafá de Belém, Lucinnha Bastos e Alba Mariah, além do ator Alexandre Borges, que está na novela “Deus Salve o Rei”, da Rede Globo.

O projeto “Laços Belém - Portugal” dá continuidade às ações do programa Cidades Criativas da Gastronomia, que tem a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Belém foi declarada Cidade Criativa da Gastronomia em 2015 e no ano passado sediou o Primeiro Encontro das Cidades Criativas da Gastronomia da Unesco, realizado nas Américas.

Para o prefeito Zenaldo Coutinho, o projeto Laços é a reunião das várias influências culturais, ao longo do tempo, que produziram a Belém do presente. “O evento ‘Laços’, além de reforçar o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a Belém pela Unesco, será um momento importantíssimo de destaque das nossas origens e deste grande momento de encontro de culturas que produziu a Belém do presente. O Laços terá todo esse condão, de um grande encontro de continentes na Amazônia”, disse.

Condecoração - As atividades do projeto começam na noite desta quinta-feira, 7, com um jantar para convidados e autoridades, sob a tutela do chef português Vítor Sobral e da chef paraense Wânia Martins. O local é o restaurante Restô do Parque, no Parque da Residência. Durante o jantar, Fafá de Belém será empossada embaixadora dos Laços Culturais entre Belém e Portugal, honraria concedida à cantora por meio de um decreto municipal assinado pelo prefeito Zenaldo Coutinho.

Jantar - O jantar da noite de quinta-feira terá o cardápio elaborado pelo chef português Vítor Sobral e pela paraense Wânia Martins. Sobral é referência da gastronomia de Portugal e conhecido pela forma única de interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses, um verdadeiro mestre em conservar temperos e sabores tipicamente de Além Mar.

A chef paraense Wânia Martins é sócia do marido, Alípio Martins, na cadeia de restaurantes Pomme D’Or, que tem seis restaurantes e duas casas de eventos em Belém. Durante esses anos de atividades, a rede Pomme D’Or ganhou confiança e credibilidade do público, tornando-se uma grife da culinária paraense.

Estação das Docas - Na sexta-feira, 8, a programação do “Laços Belém - Portugal” é aberta gratuitamente ao público e começa às 9h, no Boulevard das Feiras, galpão 3 da Estação das Docas, se encerrando às 18h.

São duas exposições nesse local, uma de azulejos e outra de fotografias históricas. A beleza histórica e inspiradora é o tema da exposição de azulejos, mobiliário e objetos de origem portuguesa. As peças que estarão em exposição são do acervo do casal Antônio e Rosa Lúcia Soares, sendo uma infinidade de objetos estimada em mais de 2 mil peças que o casal mantém dentro da casa há cerca de 50 anos, o tempo de casados que eles têm.

O grande orgulho de Rosa são os azulejos, e a parte de azulejaria portuguesa estará em exposição na Estação das Docas, ao lado de móveis e objetos também oriundos de Portugal, que fazem parte da coleção que começou quando a jovem Rosa acompanhava o pai, Lauro Fernandes Maciel, em leilões de antiguidades.

A exposição de fotografias mostra as primeiras famílias de imigrantes portugueses que chegaram a Belém.

Ainda pela manhã, a partir das 10 horas, no teatro Maria Sylvia Nunes, ocorre a mesa-redonda “Heranças Lusitanas da Amazônia”, com a participação dos professores Álvaro do Espírito Santo, Eidiana Pereira Macêdo, Maria de Nazaré Paes de Carvalho, Nazaré Sarges, Roberto Semeraldi e Eduardo Souza. O acesso ao debate é mediante inscrição no link http://bit.do/mesaredondalacos.

À tarde, a programação começa às 14 horas, ainda no teatro Maria Sylvia Nunes, onde serão exibidos vídeos gravados em Belém e em cidades portuguesas, mostrando as influências entre os dois locais. Às 15h começa uma tertúlia - como esse tipo de evento é conhecido em Portugal -, com músicos, atores e cantores. Neste momento, haverá a participação especial do ator Alexandre Borges, que recitará obras do poeta português Fernando Pessoa e do brasileiro Vinícius de Morais. Ao lado de Borges, a cantora paraense Lucinnha Bastos cantará obras de poetas paraenses.

Festival gastronômico - Ao final da tarde, a partir das 17 horas, no Complexo Feliz Lusitânia, tem início o Festival Gastronômico, ao ar livre, que vai reunir restaurantes paraenses e portugueses. O festival é aberto ao público, que poderá comprar e degustar a comida dos dois países nas barraquinhas que serão instaladas no entorno da praça Frei Caetano Brandão, entre as igrejas da Sé e de Santo Alexandre, na Cidade Velha.

Nos estandes será possível degustar e adquirir o pastel de bacalhau à Pavulagem, do Pastel Pavulagem; o arroz de bacalhau da Saldosa Maloca; o Pato Real, do restaurante Cantinho do Pará; o arroz de Óbidos, do Boteco do Camarão; as alheiras de Mirandela (embutido típico português que é feito com carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau), assinado pelo Boteco Arsenal; o rancho à portuguesa (ensopado de carnes), do Pimenta de Cheiro; o sorvete Porto Cacau, feito pela Ice Bode; o bolinho de bacalhau e o arroz de polvo, da Adega das Onze; e uma linguiça especial, chamada pescalhoada, da Linguiçaria Paraense.

O porco à Beira Alta é a opção da Toró Gastronomia Sustentável; o risoto português virá com o Engenho Dedé; bolinhos do Cabral são a oferta da Casa Mia; um açorda de camarão (feito de sobras de pão, azeite, alho, ovos, coentro e camarões) será feito pelo Lá em Casa; pastéis de vatapá e de pirarucu defumado são de autoria do Brasileirinho; a Santé Saudável traz um arroz de cabrito; a Mercearia Vicente levará o Bacalhau de Casaca Nova (versão portuguesa para o prato típico paraense pirarucu de casaca); entre outras iguarias que buscaram seus ingredientes na tradicional cozinha portuguesa.

Além dos pratos, haverá uma barraca com venda de sardinhas assadas na brasa; oferta de chocolates e doces; outra com a presença de quatro boieiras; e venda de frutas e vinhos.

Em um estande especial ficará o Pavilhão dos Sabores, no qual serão representadas as influências africanas na gastronomia paraense, a cargo do chef Rubão; a portuguesa, com a Mercearia Vicente; e a indígena, com uma tradicional tacacazeira de Belém.

Shows - Às 19h começa o show “Coração Lusitano: Fados e Canções Portuguesas”, com Fafá de Belém, na praça Frei Caetano Brandão, onde ocorre o festival gastronômico. O concerto é aberto ao público. Às 21h, em um palco armado na praça, começa o show de danças folclóricas com o grupo Mistura Regional e “Alba Mariah Canta Belém - Portugal”.

Segurança - A segurança do evento ficará sob a responsabilidade da Guarda Municipal de Belém (GMB). No dia 7, GMB estará com uma viatura e quatro guardas na Estação das Docas e o mesmo quantitativo no Parque da Residência. Na sexta-feira, 8, o evento contará com 40 agentes, com o suporte de duas viaturas e oito motocicletas, na praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha. A operação na praça contará com o apoio da Policia Militar do Pará (PM-PA).

Trânsito - Em virtude da montagem da infraestrutura do “Laços”, o trânsito será bloqueado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) na quinta-feira, 7, a partir das 19h, no entorno da praça Frei Caetano Brandão, da sede náutica do Clube do Remo até a igreja de Santo Alexandre.

No dia 8, a partir das 8h, será proibido o estacionamento na praça Frei Caetano Brandão. Ao meio-dia será bloqueado todo o fluxo de trânsito da avenida Padre Champagnat e os veículos que trafegarem pela avenida Portugal precisarão seguir direto no sentido avenida Tamandaré, já que não será permitida a conversão à direita.

Nesse horário também será fechado o acesso à avenida Padre Champagnat que passa ao lado da praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa, e mais às ruas Dr. Assis e Dr. Malcher, por trás da Catedral de Belém. O bloqueio atrás da igreja será parcial, com acesso permitido a moradores e comerciantes da área.

Ônibus - Por causa do bloqueio, algumas linhas de ônibus precisarão fazer desvio de itinerário. As linhas Arsenal e Cremação II - Alcindo Cacela, no sentido bairro-centro, farão avenida Portugal, rua 16 de Novembro, rua de Óbidos, rua do Arsenal, avenida Bernardo Sayão, a destino. O mesmo trajeto fará a linha Pedreira Lomas (BR-316) que, vindo pela avenida Bernardo Sayão, ainda seguirá pela rua Cesário Alvim, rua 16 de Novembro, avenida Conselheiro Furtado, avenida Roberto Camelier, rua dos Tamoios, a destino.

As linhas UFPA - Ver-Peso e Marex - Arsenal (sentido centro-bairro) farão o itinerário avenida Portugal, rua 16 de Novembro, avenida Conselheiro Furtado, rua Roberto Camelier a destino. Já a linha Marex - Felipe Patroni seguirá pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, rua 16 de Novembro, rua Gama Abreu, avenida Serzedêlo Corrêa e avenida Gentil Bittencourt, a destino.

A linha Ceasa - Ver-o-Peso, sentido bairro-centro, seguirá pela avenida Portugal, rua Inácio Guilhon, rua 16 de Novembro, rua de Óbidos, rua do Arsenal, avenida Bernardo Sayão, avenida Fernando Guilhon e avenida Roberto Camelier até acessar novamente a avenida Bernardo Sayão, a destino.

A linha Telégrafo também seguirá pela avenida Portugal, rua Inácio Guilhon e rua 16 de Novembro, mas fará o desvio pela rua Gama Abreu, fará o contorno na praça da República, pegará a avenida Assis de Vasconcelos, a destino. A linha Castanheira - Ver-o-Peso (Pátio Belém) fará trajeto pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, rua 16 de Novembro, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu e avenida Nazaré, a destino.

Serviço:

Evento “Laços Belém - Portugal”, na sexta-feira, 8, das 9h às 18h, exposições, debates e recital de poesias com o ator Alexandre Borges e a cantora Lucinnha Bastos, na Estação das Docas. A partir das 17h, Festival Gastronômico com venda de comidas e bebidas em barraquinhas na praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha; às 19h, show de Fafá de Belém, na praça Frei Caetano Brandão; e às 21h, show de danças folclóricas com o grupo Mistura Regional e “Alba Mariah Canta Belém - Portugal”, também na praça. Programação gratuita.

Relacionadas: