Nos próximos dias 4 e 11 de novembro, mais de 5 milhões de candidatos realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Belém é um dos 1.725 municípios brasileiros onde as provas serão aplicadas.
No dia do exame é necessário seguir algumas regras para garantir a tranquilidade e, consequentemente, o sucesso na hora da prova. É preciso ter atenção com o horário, canetas utilizadas, documentos, utensílios e outras coisas que podem acabar prejudicando ou até eliminando o candidato.
O horário de entrada no local da prova é um dos assuntos mais batidos entre professores e estudantes. Esse ano a preocupação é a data da primeira prova, que coincide com o início do horário de verão no Brasil. Em Belém, a abertura dos portões está marcada para às 11h, o fechamento às 12h e o início do exame às 12h30, com duração de cinco horas e meia no primeiro exame e cinco horas no segundo.
Segundo o professor do Cursinho Pré-Vestibular da Prefeitura de Belém, Wellington Mendes, o candidato precisa ter muita atenção com o horário. “O aluno tem que estar atento ao horário de verão que começa às 00h do domingo. Aqui no Pará, os portões abrem 11h e fecham 12h, aconselho que o aluno saia um pouco mais cedo de casa”, sugere.
Outros itens importantes no dia da prova é o uso da caneta esferográfica de tinta preta e o uso dos documentos oficiais com fotos. Os professores reforçam que não será aceito nenhum documento em formato eletrônico. “Tem que usar caneta preta transparente, aconselhamos que levem duas ou três para o caso de alguma falhar e atrapalhar o aluno, principalmente, na redação, que requer letra legível. Outro fator importante são os documentos, o aluno tem que levar documento oficial com foto visível”, ressalta Mendes.
É importante destacar que a utilização de objetos e utensílios como borrachas, lápis, canetas de material não transparente, dispositivos eletrônicos, livros, anotações, bonés e gorros são proibidos.
A administração do tempo durante o certame também preocupa os candidatos, principalmente, na hora da redação. O professor do Cursinho Municipal aconselha para que no primeiro dia da prova, que terá 45 questões de múltipla escolha sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, e outras 45 de ciências humanas, que agrega as disciplinas de geografia e história, além da redação, o candidato use uma estratégia.
“É interessante que o aluno comece a resolver as questões por ciências humanas e suas tecnologias e deixar para resolver a redação um pouco mais a frente, até porque o tema da redação é oriundo de outras ciências como: geografia, história e sociologia. A medida que ele começa a resolver essas questões, vai ter mais suporte teórico para poder argumentar a redação”, sugeriu.
Wellington Mendes sugue com mais dicas aos candidatos. “Em média, cada item da prova, é respondida em no máximo três minutos. Sempre falo, também, para os alunos irem um dia antes da prova no local que vai fazer o exame, se ambientar com o caminho e ter certeza de como chegar, onde é a sala, se tem ar condicionado ou ventilador”, finalizou.
SIMULADO
No mês de setembro, o Pré-Vestibular de Belém realizou dois simulados que seguiram todas as regras do Enem. Foi levado em consideração os horários de entrada e duração das provas, a utilização de materiais, a apresentação dos documentos corretos, tudo de acordo com as exigências do exame.
Segundo o coordenador do Pré-Vestibular, Henderson Ramos, o simulado foi um trabalho de orientação para os alunos do cursinho. “O simulado foi um reflexo do que vai acontecer nas provas do Enem. Com mesmo tempo, fazendo as mesmas exigências do edital, como canetas e documentos”, explicou.
SERVIÇO
Durante o domingo, 04, órgãos da Prefeitura de Belém irão atuar no trânsito e na segurança das escolas que vão receber os estudantes para o exame. Agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estarão atuando nos principais corredores de tráfego de Belém para garantir a fluidez de veículos e, sobretudo, evitar imprevistos que venham prejudicar a chegada dos candidatos.
Ainda para atender a demanda, a Semob comunicou às empresas de ônibus, que devem reforçar o número de coletivos nos dias dos exames, adotando os horários de circulação determinados para o período de maior frequência dos sábados. Ou seja, os ônibus estarão com 75% de sua frota, cerca de 1,2 mil veículos, nas ruas.
Já a Guarda Municipal de Belém irá trabalhar com um efetivo de 100 guardas, com nove viaturas e 10 motocicletas. Os agentes irão atuar na segurança de 13 escolas municipais e entorno.
Neste sábado, 03, véspera da primeira prova do Enem, o Cursinho Municipal que fica localizado na avenida Alcindo Cacela, nº 2144, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, fará um plantão especial para que os professores da instituição possa tirar as últimas dúvidas dos estudantes.
LEIA TAMBÉM
Ex-alunos destacam importância do Cursinho Municipal para aprovação no Enem
Confira dicas para uma redação nota mil no Enem 2018
Especialistas de saúde dão dicas de preparação para as provas do Enem
Cursinho Pré-Vestibular Municipal torna-se referência na preparação para o Enem