A Prefeitura de Belém promoveu entre os dias 15 e 22 de julho uma oficina de qualificação em modelagem de cerâmica para moradores do distrito de Outeiro. A capacitação foi realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da ilha, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a comunidade do distrito e a ONG Mãos Unidas.
Durante o período do curso, as participantes receberam orientações de instrutores do Senar, que ministraram as aulas. Foram ensinadas técnicas básicas para a fabricação da cerâmica marajoara, como o formato, tamanho e os desenhos.
Empolgada com a oficina, a aposentada Conceição Cabral, de 58 anos, detalhou as técnicas aprendidas durante o curso. “Eu gostei muito de moldar a cerâmica com desenhos marajoaras, usando minha criatividade de diferentes formas”, contou.
Parceria - Uma das parceiras do curso é a ONG Mãos Unidas que trabalha com artesanato e reciclagem, e tem o objetivo é fomentar o empreendedorismo das mulheres da ilha de Outeiro, promovendo geração de renda e emprego.
Visando esse empreendedorismo, a dona de casa Eliene Araújo, de 36 anos, soube do curso por meio do Cras, que frequenta há dois anos, e viu uma oportunidade de apreender e, no futuro, conseguir uma renda extra. “Estou aproveitando a oportunidade para aprender e lá na frente pensar em aumentar minha renda com esse trabalho“, contou Eliene, que já participou de outros cursos como o de panificação.
De acordo com o coordenador do Cras de Outeiro, Felipe Gonçalves, as capacitações são constantes no espaço, tudo de forma integrada entre a Agência Regional do Outeiro (Arout), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Fundação Escola Bosque (Funbosque). “Esse trabalho integrado entre os órgãos municipais tem como objetivo levar maior benefício para a comunidade de Outeiro e gera também uma atividade de convívio para todos”, finalizou.