Adolescentes dos diversos bairros de Belém têm compromisso marcado com a democracia e a cidadania, nesta semana. A Prefeitura de Belém, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promove o l Congresso de Adolescentes, que ocorre na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, de 8h às 12h, no auditório do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur).
O evento faz parte do processo de escuta dos anseios e definição das demandas da população, por meio do Fórum de Participação Cidadã Tá Selado.
A previsão é de que o congresso reúna cerca de 700 estudantes de escolas municipais da região metropolitana, incluindo os adolescentes de assentamentos, quilombolas das ilhas do município e imigrantes warao, na faixa etária de 14 a 18 anos.
A realização do I Congresso de Adolescentes é a culminância de um processo que começou com o lançamento no dia 22 de setembro, durante a Feira Literária de Belém (Flibe). O evento foi lançado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, que destacou a importância da participação dos adolescentes na construção de políticas públicas para a cidade.
Direito de decidir
“O Tá Selado já reuniu crianças e adolescentes em 2021. Mas a ideia, agora, é dar mais potência na participação deles. Todos os bairros de Belém devem ter representações. A juventude que sonha em ter o primeiro emprego, os jovens negros que sofrem com racismo, o indígena, todos estão convidados, seja do Combu, de Mosqueiro ou Cotijuba", enfatiza o prefeito Edmilson Rodrigues.
"Cabe a mim, como prefeito, coordenar os debates técnicos e garantir recursos e elementos técnicos, já os adolescentes, como outro cidadão, devem exercer o seu direito de decidir o que é prioridade", completou o prefeito de Belém.
Preparação
Antecedendo ao evento foram realizadas plenárias preparatórias, nos meses de outubro e novembro, com a participação de adolescentes residentes nos bairros dos oito distritos administrativos do município e indígenas Warao abrigados em Belém. Cerca de 1,5 mil pessoas participaram dos encontros.
Com dinâmica recreativa e participativa, essa etapa foi de escuta e apresentação das demandas pelos participantes. Estas propostas é que serão discutidas no Congresso. As proposições eleitas como prioridade, sendo três por distrito, irão compor as políticas públicas setoriais para os adolescentes.
Ainda no I Congresso serão eleitos os conselheiros da cidade, que irão representar a setorial de adolescentes no processo de participação cidadã nas decisões governamentais.
Cooperação
A parceria da Prefeitura de Belém com o Unicef ocorre desde o ano passado, na escuta dos adolescentes no processo de participação cidadã do Fórum Tá Selado.
Esse organismo da ONU proporcionou a realização de oficinas e rodas de conversa, importantes para a formação dos participantes, como reflexão sobre a realidade onde vivem e o conhecimento sobre a cidade, além de ajuda psicológica, uma das demandas mais apresentadas por essa faixa etária nas plenárias.
- Leia mais:
>>Adolescentes apresentam em plenária do Tá Selado propostas para bairros e distritos de Belém
>> Adolescentes do Guamá propõem melhorias para cidade em plenária preparatória do Tá Selado
>> Adolescentes participam da construção de políticas públicas para Belém
*Com colaboração de Lucas Porto - Assessoria de Comunicação do Fórum de Participação Cidadã Tá Selado